Notícias

Brasileiros intensificam busca por atividade física e aquecem o setor fitness

Muitos querem começar a se exercitar ainda no inverno, mostrando que o frio já não é mais desculpa para o sedentarismo

O frio, que por muito tempo foi visto como inimigo da atividade física, já não assusta tanto. É o que aponta pesquisa da Ilumeo, que revelou que 73% dos brasileiros querem se exercitar mais ainda este ano. O dado mais surpreendente é que mais da metade pretende começar mesmo no inverno, entre julho e agosto. A tradicional ideia de esperar o Verão para cuidar do corpo está perdendo força, dando lugar a uma preocupação mais constante com a saúde física e mental ao longo de todo o ano. Ainda segundo a pesquisa, esse novo comportamento tem ganhado força principalmente entre as classes C, D e E. Já entre as classes A e B, grande parte dos brasileiros já mantinha uma rotina de treinos e apenas intensificou a prática.

Esse cenário aquecido tem impulsionado mudanças no mercado fitness - incluindo suplementos, roupas e acessórios - e acelerado a expansão de redes de academias. A Selfit, por exemplo, aposta em um modelo que prioriza a democratização do bem-estar, com unidades instaladas em regiões onde ainda há pouca oferta de academias completas e acessíveis. “A gente tem sentido, na prática, essa mudança de comportamento. Tem muita gente querendo se cuidar, buscando saúde, disposição, bem-estar. E é por isso que estamos acelerando nossas inaugurações. A ideia é chegar onde as pessoas estão, com estrutura completa e ambiente acolhedor”, afirma Fernando Menezes, CEO da Selfit.

Endorfina - E esse movimento não está restrito às academias. Aos domingos, parques e ruas concentram um novo público: o de corredores amadores. A corrida de rua tem ganhado força como prática esportiva e social, reunindo pessoas em busca de saúde, lazer e desafios pessoais. Segundo a Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO), o Brasil sediou 2.827 corridas oficiais em 2024, um aumento de 29% em relação ao ano anterior um número que reforça o quanto o esporte vem se consolidando como fenômeno social e estilo de vida.



De olho nesse cenário, a Selfit também tem levado sua missão para além das suas unidades. Em 2025, a rede realizará a próxima edição de sua corrida de rua no Maranhão, reforçando o compromisso da marca com a promoção da saúde em diferentes formatos e territórios. A primeira edição do evento foi realizada no Recife, reunindo mais de 3.500 participantes. “A Self Run é parte do nosso investimento em levar o esporte para mais pessoas, além das academias. Queremos ampliar o acesso à atividade física e fortalecer a presença da Selfit junto ao público, mostrando que cuidar da saúde pode acontecer em diferentes lugares e formatos.”, finaliza Fernando Menezes, CEO da Selfit.


Sobre a Selfit Academias:


Em 2012, os fundadores inauguraram em Salvador (BA), a primeira unidade do que se tornaria a Selfit Academias - uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. A Selfit é uma rede de academias que dobra de tamanho a cada ano. Está presente em quase todos os estados do Brasil, incluindo academias em implantação que totalizam 180 unidades. O principal propósito da marca é estar conectada à jornada de vida de cada pessoa. O objetivo da empresa é despertar em todos a paixão pelo movimento, respeitando as metas individuais. A Selfit Academias possui um time com sinergia, obstinado em entregar resultados com esmero e atenção aos detalhes, assegurando as melhores experiências em seus empreendimentos.



Em julho de 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a “Netflix” da vida saudável. O aplicativo já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A Weburn começou sua história em 2017, com o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas através de conteúdos fitness, saúde e bem-estar. Atualmente, a startup conta com mais de 500 mil usuários. No segundo semestre de 2024, a Selfit conquistou o selo Great Place to Work, chancela também conhecida como GPTW. A certificação, considerada uma das principais referências mundiais em cultura organizacional, oferece a possibilidade de os colaboradores das empresas avaliarem a companhia por meio de pesquisas de diagnóstico.

Mais informações: www.selfitacademias.com.br

Fonte: Assessoria