Notícias

Corregedoria inspeciona dois cartórios do Litoral Sul de Alagoas

Inspeção realizada no Cartório de Registro Civil e Notas de Barra de São Miguel | Niel Rodrigues

A Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) realizou, nesta quinta-feira (21), inspeção em dois cartórios do Litoral Sul do estado, com o objetivo de avaliar a estrutura das unidades, orientar sobre normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reforçar a importância da correta alimentação dos sistemas cartorários, de modo geral.

Desde que assumiu o Cartório de Registro Civil e Notas de Barra de São Miguel, por meio de concurso público, o soteropolitano Bruno Torres Nunes tem implementado melhorias na unidade, com organização de todo acervo e digitalização de documentos. Atento às instruções passadas pela juíza auxiliar da CGJAL, Laila Kerckhoff, ele ressaltou a relevância dessa atividade para prestar um melhor serviço à população.

“Encontrei o cartório com alguns vícios e, desde então, venho trabalhando para deixá-lo cada vez mais organizado. A inspeção foi positiva e, por estarmos no início das atividades, é natural que ainda ocorram falhas. A Corregedoria definiu prazos para as devidas correções e acredito que esses ajustes serão pontuais e passageiros, para que no futuro a gente consiga organizar o cartório, até porque o objetivo da gente é sempre melhorar”, comentou.

O delegatário também já solicitou à Corregedoria a mudança de endereço do cartório, para atender melhor à sociedade. Segundo ele, que já aguarda o retorno do investimento aplicado no novo espaço, a transferência do acervo será feita em breve para a Rua José Vieira de Andrade, 206, sala 6, no Centro.

“Tenho a expectativa de atender ainda melhor a população da Barra de São Miguel, que já está eufórica ao ver que a nova sede do cartório será neste novo endereço. O local oferece melhores condições, conta com saneamento básico, está situado em uma rua principal, possui boa iluminação e garante muito mais acessibilidade”, disse.

Bruno Torres também responde, interinamente, pelo Cartório do Único Ofício de Roteiro, em virtude da vacância da unidade por renúncia do tabelião anterior. Lá, a comitiva da Corregedoria também analisou documentos e orientou o interino e as funcionárias sobre a inserção adequada dos dados na Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais (CRC) e no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC).

As inspeções contaram com o apoio dos servidores da Assessoria Especial das Serventias Extrajudiciais (AESE), da CGJAL, Juliana Cerqueira e Caio Aguiar.


Ascom CGJ/AL