Marcelo Beltrão defende revolução educacional durante o Congredu

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, participou nesta sexta-feira, 22, do Congresso Interconectivo de Educação (Congredu), no Centro de Convenções, em Maceió. Durante sua participação, Beltrão explanou sobre os desafios e as perspectivas para o fortalecimento das políticas públicas na educação.
Em sua fala, o presidente da AMA destacou que, apesar dos avanços no acesso à escola, ainda persistem desigualdades regionais e sociais que precisam ser enfrentadas com urgência. Para ele, a construção de políticas públicas educacionais passa por garantir equidade no ensino, aprendizagem significativa, valorização e formação de docentes, além de um financiamento sustentável da educação, capaz de assegurar qualidade e eficiência na aplicação dos recursos.
Marcelo Beltrão reforçou que a escola deve ser entendida como centro de desenvolvimento humano, ressaltando a responsabilidade compartilhada entre gestores, secretários de educação, professores, diretores e comunidade acadêmica. “O futuro das próximas gerações depende da forma como cuidamos da educação hoje. É papel de todos nós garantir que a escola seja esse espaço de transformação e cidadania”, afirmou.
Pacto pela Educação
A importância das parcerias entre União, Estado e municípios para potencializar os resultados da educação básica também foi discutido no encontro. Nesse contexto, Beltrão apresentou o Pacto pela Educação, iniciativa lançada pela AMA para estimular uma competição saudável entre os municípios alagoanos, com a meta de colocar o estado em 1º lugar na próxima avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Segundo ele, o grande diferencial no desenvolvimento educacional está no foco da aprendizagem. “Mais do que garantir acesso à escola, precisamos assegurar que os alunos concluam cada etapa com domínio do que é exigido. O amanhã das próximas gerações depende da coragem que temos hoje para fazer da educação prioridade”, afirmou.
O painel contou ainda com a participação do reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo e do Diretor de Educação Profissional do Senac, Sandro Diniz, reforçou o papel central da educação como motor de desenvolvimento e apontou caminhos para que os municípios alagoanos sigam avançando na construção de um ensino público de qualidade e equitativo.
Ascom AMA