Fábio Bittencourt reafirma compromisso do TJAL no combate à violência doméstica

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, afirmou que o combate à violência doméstica é uma pauta prioritária no Judiciário estadual. Durante a Arena do Empoderamento Feminino, nesta segunda (25), em Arapiraca, o desembargador reforçou ainda a importância da atuação conjunta em prol das mulheres.
“A violência contra a mulher não distingue idade, classe social ou condição econômica, sendo uma triste realidade que precisa ser enfrentada. Devemos unir esforços em atos de respeito, proteção e promoção da igualdade”.
A magistratura alagoana, afirmou o presidente, está empenhada no enfrentamento a esse tipo de crime. “Essa pauta é motivo de compromisso pessoal e institucional para toda a magistratura, que se mobiliza para reduzir as estatísticas dessa violência que assola não só o estado, mas todo o país”.
Serviços
A Arena do Empoderamento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos dos Santos, no bairro Manoel Teles. No local, foram realizadas ações de conscientização contra a violência doméstica.
O público também pôde fazer testes de glicemia e pressão arterial, agendar exames e se inscrever em programas sociais.
A dona de casa Elielza Félix, de 49 anos, compareceu ao evento e agendou a mamografia. “Foi rápido demais. Fazia um tempinho que eu tentava fazer esse exame”, contou.
Elielza Félix, de 49 anos, compareceu ao evento e agendou exame de mamografia. Foto: Itaciara Albuquerque
Denúncia
A vendedora Adriana da Silva, de 37 anos, sofreu violência doméstica do ex-companheiro por 16 anos. Na Arena do Empoderamento, reforçou a importância de as vítimas procurarem ajuda.
“Sofri todos os tipos de violência doméstica, mas, no final de 2020, resolvi realmente me encorajar e tomei a atitude de denunciar”.
Ela disse que recebeu apoio da Justiça e dos demais órgãos da rede de proteção à mulher. “Eu digo a todas as mulheres: tenham coragem. Se você gritar, as pessoas vão te ouvir”.
Adriana da Silva enfatizou a importância de as vítimas denunciarem as agressões sofridas. Foto: Itaciara Albuquerque
Parceiros
A ação, promovida pela Coordenadoria da Mulher do TJAL, teve apoio da Prefeitura de Arapiraca, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar da comarca, da Faculdade Cesmac do Agreste, da Ordem dos Advogados, Polícia Militar, Senac, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outras instituições.
“O objetivo, hoje, é o empoderamento da mulher. A gente traz essa chama de luz para que a mulher comece a se sentir empoderada e ganhe forças para sair da violência”, disse a juíza Eliana Machado, coordenadora da Mulher do TJAL.
Segundo a magistrada, que também é titular do Juizado da Mulher de Arapiraca, os crimes mais comuns na comarca envolvem ameaça e lesão corporal. “Os números de violência psicológica e perseguição, em Arapiraca, vêm aumentando, daí a importância de levar informação às mulheres”, reforçou.
O prefeito Luciano Barbosa parabenizou o TJAL pelo evento. “Essa é uma grande iniciativa que deve se multiplicar pelo estado”.
Em Maceió, a Arena do Empoderamento será realizada no dia 29 de agosto, das 8h30 às 13h30, na Comunidade Espírita Nosso Lar, no Vergel.
Dicom TJAL