Parceria entre Sinpete e Cointer amplia espaços de divulgação científica

A 4ª edição da Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica – Sinpete 2025 será realizada em parceria com o XII Congresso Internacional do Programa Despertando Vocações (Cointer PDV 2025). O encontro tem como meta estimular os estudantes através do ensino, da pesquisa e da extensão. Reconhecido nacionalmente, o Programa Despertando Vocações (PDV) também integra eventos internacionais em sua programação.
Segundo o diretor do Instituto Internacional Despertando Vocações (IIDV), professor Erick Viana (IFPE), o Programa Sinpete e o Cointer compartilham os mesmos objetivos. “O trabalho excepcional realizado pelo Sinpete, antes, durante e depois do evento, contribui para despertar talentos, abrir caminhos de formação e aproximar estudantes do Ensino Médio dos cursos superiores”, destaca.
Na prática, o Instituto IDV atua com parceiros institucionais em comunidades rurais, empresas e escolas, desenvolvendo ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão. O objetivo é capacitar os estudantes para diferentes áreas de atuação por meio dos Programas Internacionais Despertando Vocações. Em 2025, a parceria entre os dois eventos pretende ampliar o alcance das atividades e expandir os espaços de divulgação científica. A proposta também é fortalecer as oportunidades de formação em todos os níveis de ensino, incentivando o diálogo entre universidade, escola e comunidade.
De acordo com Erick, o Congresso Internacional do Programa Despertando Vocações é um espaço de troca de experiências e fortalecimento de redes de cooperação e discussões científicas de forma integrada e multiprofissional. “Além da certificação formal, os participantes podem criar laços, desenvolver ideias e explorar temas de outras áreas que se conectam no mundo real. Quem apresenta trabalhos científicos ainda concorre a premiações e à publicação em revistas do Instituto IDV”, ressalta.
Em Alagoas, a iniciativa pretende aumentar a participação nessas atividades, despertando o interesse dos jovens por diferentes carreiras. As áreas contempladas pelo Congresso são: Licenciaturas (PDVL); Gestão e Tecnologias (PDVGT); Ciências de Saúde (PDVS); Ciências Agrárias (PDVAgro) e Arte e Cultura (PDVArt).
Para reforçar essa atuação, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) firmou, no final de 2024, um Acordo de Cooperação Técnica com o IIDV. Pelo Instituto de Química e Biotecnologia (IQB/Ufal), o professor Eliemerson Sales coordena atividades com estudantes da Licenciatura em Química vinculadas ao Programa Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL).
Segundo o professor Eliemerson, a programação será diversificada, com cinco congressos realizados simultaneamente nas áreas contempladas pelo programa. “Esses espaços abrem oportunidades para apresentações acadêmicas, oficinas, minicursos, mesas-redondas, conferências e atividades culturais. Eles promovem a troca de saberes entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais, além de estimular parcerias interinstitucionais e interdisciplinares”, explica.
O público-alvo é amplo: estudantes do ensino médio, de cursos técnicos, da graduação e da pós-graduação, além de professores, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas. O evento também recebe gestores e representantes institucionais interessados em firmar novas parcerias. Toda a estrutura está sendo organizada em conjunto com o Sinpete, garantindo que as atividades se complementem e ampliem a experiência formativa dos participantes.
Além de um encontro acadêmico, a parceria entre Sinpete e Cointer representa a oportunidade de aproximar a produção científica das práticas de formação. A expectativa é que o evento se torne um espaço marcante de debates e ações capazes de fortalecer a educação em Alagoas e em todo o país.
A Sinpete 2025 integra a programação local da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (22ª SNCT), que neste ano traz como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Realizada desde 2022 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Semana Sinpete conta, em 2025, com a coexecução do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em alinhamento direto com as diretrizes e objetivos da SNCT.
Sua abrangência e impacto têm colocado a Sinpete entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como CNPq, FNDCT, MCTI, Capes, IMA, Fapeal, Seduc-AL, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro. Internamente, a mobilização envolve cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Ufal e Ifal. Externamente, participam as secretarias de Educação das redes estadual e municipal, além de escolas privadas.
Ascom Ufal