Carro Sustentável: Buscas por modelos contemplados em programa do Governo Federal crescem 22%, revela Webmotors

Um mês após o lançamento do programa Carro Sustentável, a procura por veículos nos modelos e versões contemplados pela iniciativa do Governo Federal cresceu 22% no Brasil. É isso o que aponta um levantamento exclusivo do Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, com base no número de buscas e visitas a esses veículos desde o lançamento do programa, em 11 de julho.
Segundo o levantamento, o Renault Kwid, nas versões contempladas pelo programa e disponíveis na plataforma, foi o modelo que observou maior crescimento de buscas e visitas, com alta de 54% com relação ao mesmo período no mês anterior. Na sequência, estão Fiat Argo (+46%), Volkswagen Polo (+32%); Fiat Mobi (+19%); Hyundai HB20S (+14%); Hyundai HB20 (+10%); e Chevrolet Onix (+3%).
Para Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, a iniciativa é positiva sob a perspectiva tanto do consumidor quanto da indústria automotiva. "O automóvel é o segundo bem de maior valor para maior parte da população brasileira. Sendo assim, todas as iniciativas que forneçam suporte ao consumidor sob o ponto de vista financeiro nessa tomada de decisão são bem-vindas tanto para ele quanto para a indústria automotiva como um todo", explica o executivo.
O programa Carro Sustentável, vale lembrar, é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que garante IPI Zero para automóveis mais econômicos, sustentáveis e com fabricação no Brasil. Para se enquadrar na versão Carro Sustentável, os veículos devem atender a quatro critérios: níveis de emissão de CO₂; conter mais de 80% de materiais recicláveis; ser fabricado no Brasil (com etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem no país); e se enquadrar em uma das categorias de carro compacto.
Confira abaixo o crescimento no número de buscas e visitas por veículos nos modelos e versões contemplados pelo programa Carro Sustentável:

Sobre a Webmotors
A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.
Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.
Fonte: Assessoria