Notícias

Consórcio Nordeste realiza oficina estadual do PTE-NE em Alagoas

Os participantes se dividiram em grupos temáticos para estruturar ações voltadas ao desenvolvimento socioambiental, ecológico e tecnológico | Ascom Serfi

Julyan Bomfim

Representantes de instituições de ensino e pesquisa, entidades da sociedade civil participaram, nessa quinta-feira (29), da Oficina Estadual do Plano de Transição Ecológica do Nordeste (PTE-NE), juntamente com as secretarias de Estado de Alagoas.

Durante a oficina, os participantes se dividiram em grupos temáticos para estruturar ações voltadas ao desenvolvimento socioambiental, ecológico e tecnológico, em sintonia com as demandas globais de sustentabilidade.




Segundo o secretário de Programas do Consórcio Nordeste, Túlio Florence, a oficina mostrou a força da integração entre sociedade civil e órgãos públicos. “Fizemos uma oficina com justiça social, inovação tecnológica. Esses aspectos para nós são prioritários. Agradecemos também a contribuição da sociedade civil e dos órgãos públicos. O trabalho não se encerra aqui. A contribuição de vocês vai integrar ao PTE. Faremos a sistematização do plano e será apresentado na COP30”, afirmou.

A oficina contou com a participação ativa de 12 secretarias de Estado, além de instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil e representantes do setor produtivo. Entre os presentes estiveram a Serfi, Semarh Seagri Sedics, Seplag, Sefaz, Seinfra, Governança Corporativa, Ufal, IMA, Crea, Aprel, Embrapa, Grune, CEE Alagoas, Fandango do Pontal, Instituto Na Lagoa, Mulheres na Lagoa, Famecal, Fapeal, Nosso Mangue, Mobilize e Isobloco.




As discussões também avançaram em áreas estratégicas como agropecuária e economia sustentável. Para a secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Aline Rodrigues, os debates foram fundamentais para integrar diferentes políticas públicas. “Discutimos aqui maneiras de diminuir o efeito estufa, ações voltadas à economia e à agropecuária de Alagoas em esforços integrados com outras políticas públicas, como recursos hídricos e as relações federativas. A Seagri, junto à articulação da Serfi e com o empenho do secretário Júlio Cezar, está disposta, com nossos técnicos, para que consigamos fazer o melhor pelo nosso estado”, afirmou.

O PTE-NE foi lançado em 2023, pelo Governo Federal, em articulação com o Consórcio Nordeste, com o objetivo de estruturar uma agenda conjunta para os estados nordestinos em relação à sustentabilidade. O plano busca fortalecer políticas de financiamento sustentável, bioeconomia, transição energética, economia circular, infraestrutura verde, adaptação climática e inovação tecnológica.