Notícias

Programa Olhar da Gente realiza triagem de pacientes em Maragogi

Triagem do Olhar da Gente no município de Maragogi | Diogo Bliss/ Secom Maceió

Ana Cecília da Silva

O programa Olhar da Gente, executado pela Prefeitura de Maceió, chegou ao quarto município nesta quinta (28) e sexta-feira (29). Foi a vez de Maragogi receber a equipe de profissionais para a realização de 556 triagens para cirurgias de catarata no Hospital da Cidade (HC). O programa tem garantido atendimento rápido e acessível, devolvendo dignidade a essas pessoas.

Francisca Adriana Costa, moradora de Maragogi, estava na fila das triagens e aprovou a chegada do Olhar da Gente à sua cidade. “Está sendo ótimo. Muitas pessoas têm esse problema de catarata e não tem condição de fazer a cirurgia. Então, esse programa veio em uma boa hora, pois já vamos sair com a cirurgia marcada para daqui a uma semana, sem precisar esperar por nada”, relata.

A subsecretária de Atenção Primária de Maceió, Roberta Borges, esteve no município e destacou a importância dessa iniciativa. "Chegamos ao quarto município contemplado pelo programa e temos levado saúde e dignidade para tantas pessoas que podem voltar a enxergar com nitidez. Aqui em Maragogi foram dois dias de triagem e foi um sucesso", comemora.

Sônia Moura, secretária de Saúde de Maragogi, revela a felicidade de ter o município contemplado por este grande projeto. "Esse projeto da senadora Eudocia é fantástico e tem garantido a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Muito feliz de ter chegado aqui para a nossa população", reconhece.

Após a triagem desta semana, os pacientes de Maragogi farão as cirurgias no próximo fim de semana em Maceió, no Hospital da Cidade, contando com todo o cuidado necessário, com exames pré-operatórios, cirurgias, pós-operatório e entrega de óculos escuros e medicamentos.

A senadora Eudócia Caldas foi a responsável pela viabilização e articulação da segunda fase do programa, com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do SUS e do Ministério da Saúde. Foram investidos R$ 9,8 milhões e a realização de 10 mil cirurgias. Foram contemplados os municípios de São José da Laje, Flexeiras e Satuba.