Notícias

Comissão do TJAL prepara participação do Judiciário na Bienal do Livro de Alagoas

Membros da comissão organizadora se reúnem na Esmal para alinhar detalhes do estande do TJAL na 11ª Bienal do Livro de Alagoas | Filipe Norberto - Ascom/Esmal

O Judiciário alagoano apresentará seus projetos, dialogará com a sociedade e lançará obras escritas por servidores e magistrados na 11ª Bienal do Livro do estado. Para planejar, coordenar e executar a programação e as atividades do estande, a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) designou a comissão organizadora dessa participação, cuja primeira reunião ocorreu nesta terça-feira (9).

Clique aqui para ler a publicação, no Diário de Justiça, da Portaria nº 1.454/2025, que instituiu oficialmente a equipe na segunda-feira (8).

Esta será a terceira vez que a Escola Superior da Magistratura (Esmal) viabiliza a presença do TJAL, com estande, na Bienal do Livro de Alagoas. Esse ano o evento acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, no Centro de Convenções de Alagoas, e que se consolida como o maior encontro literário e cultural do estado.

A primeira reunião teve caráter de alinhamento: a coordenadora da comissão, Mirian Alves, diretora da Biblioteca Geral, apresentou ao grupo o layout do estande, desenvolvido pelo setor de Arquitetura do Tribunal.

Durante o encontro, os membros também discutiram os encaminhamentos que serão verificados junto ao presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, ao desembargador Fernando Tourinho, diretor-geral da Esmal, e aos setores administrativos do Tribunal a fim de garantir que o estande represente de forma adequada a atuação do Judiciário.

O espaço será estruturado para dar visibilidade a setores que lidam diretamente com demandas sociais, como infância, prevenção da violência contra a mulher, equidade racial, direitos humanos e cidadania. A programação prevê ainda lançamentos diários de livros de autores vinculados ao Judiciário, selecionados em edital divulgado anteriormente pelo TJAL.

A comissão é formada por Mirian Ferreira Alves (coordenadora), Luciana de Omena Souza (secretária especial da Presidência), Ana Paula Barros Ramos (técnica judiciária – área administrativa), Mylena Melo de Araujo Costa Lyra (técnica judiciária – área judiciária), Carolina Araújo de Santana Amancio (analista judiciária – comunicação social) e Irina Vanessa Fernandes Costa (analista judiciária – área judiciária).

Ascom Esmal