Notícias

12º Concurso de Redações: estudantes da rede pública serão premiados com tablets

Representantes das 13 escolas parceiras participaram da reunião virtual de lançamento do Concurso de Redações 2025, conduzida pelo PCJE | Cortesia

Em reunião realizada via Google Meet com as 13 escolas parceiras, o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) lançou, nesta terça-feira (9), a 12ª edição do Concurso de Redações. Na ocasião, foram apresentados aos represenhtantes das escolas o cronograma do concurso e o edital que rege o certame.

O tema central da edição deste ano será “Meu direito, meu dever: a atuação do Judiciário na educação pública”, que norteia as atividades do PCJE em 2025. A proposta da redação será elaborada em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), levando em consideração os subtemas abordados pelo programa, tais como:

· “Bullying não é brincadeira”;

· “Combater a violência sexual é papel de todos nós”;

· “Meio ambiente: um grito pelo Velho Chico – unidos pelo rio da integração”;

· “Educar para prevenir e coibir a violência doméstica”, entre outros.

Podem participar do concurso estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual de Maceió; da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de Maceió e estudantes do Centro Cyro Accioly, unidade especializada para deficientes visuais.

Escolas parceiras da rede municipal de Maceió - Prof. Antídio Vieira, Dr. José Haroldo da Costa, João Sampaio, Pompeu Sarmento, Silvestre Péricles e Zumbi dos Palmares.

Escolas parceiras da rede estadual - Prof. Mário Broad, Princesa Isabel, Profa. Anaías de Lima Andrade, Dr. Edson Bernardes, Prof. José da Silveira Camerino , Prof. Edmilson de Vasconcelos Pontes e Centro Estadual Educacional Cyro Accioly.

O concurso busca ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o exercício da cidadania, despertar o senso crítico e incentivar a participação ativa dos estudantes como agentes de transformação social.

Etapas e critérios

Cada participante deve entregar uma redação individual, em formato dissertativo-argumentativo, com 10 a 30 linhas, contemplando as temáticas do PCJE. A prova será aplicada entre os dias 17 e 19 de setembro.

As escolas terão comissões próprias para selecionar as três melhores redações, que serão encaminhadas para julgamento final por uma banca composta por representantes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Esmal, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

As redações classificadas devem ser entregues na sala do PCJE, na Rua Cônego Machado, nº 1061, bairro do Farol, nos dias 24 e 25 de setembro, das 8h às 16h. A correção final ocorrerá em 1º de outubro.

Premiação

Os três primeiros colocados de cada escola receberão mochilas com kits escolares; o(a) primeiro(a) colocado(a) de cada escola ganhará também um tablet. O(a) professor(a) orientador(a) do vencedor geral de cada rede e o(a) diretor(a) da escola com a maior média receberão tablets, enquanto o primeiro colocado do Centro Cyro Accioly ganhará uma Alexa.

Todos os estudantes participantes receberão certificados de participação. A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no dia 14 de outubro, às 14h, no Pleno Desembargador Gerson Omena Bezerra, 5º andar do TJAL.

Acesse aqui o edital que regulamenta o concurso.

Ascom Esmal