Secdef e Polícia Civil abordam enfrentamento ao capacitismo com letramento inclusivo

Marcelo Alves
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), em parceria com a Delegacia Geral da Polícia Civil, promoveu letramento inclusivo de combate ao capacitismo para agentes da segurança pública, na manhã desta terça-feira (9). A ação visa fomentar a cultura institucional mais inclusiva e consciente sobre as necessidades específicas da pessoa com deficiência.
O evento no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil contou com a participação de agentes da instituição e fez parte de mais uma ação do Alagoas Mais Inclusiva. Na ocasião, foram distribuídas as cartilhas “Combata o Capacitismo”, ministradas palestras sobre anticapacitismo e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A secretária Tereza Nelma ressaltou a importância da ação transversal para fortalecer e ampliar a rede de multiplicadores, visando quebrar as barreiras do preconceito, de inclusão e de acessibilidade.
.jpeg)
“O letramento é um comprometimento do Governo de Alagoas com a inclusão e com a garantia de acesso igualitário a oportunidades para todos. Portanto, essa ação educativa de aprendizado coletivo e de transformação visa conscientizar e fomentar a cultura da igualdade social”, avalia.
O delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, destacou a parceria com a Secdef para a capacitação dos agentes da segurança pública, bem como para a divulgação da cartilha nacional anticapacitista.
“É um orgulho termos o brasão da Polícia Civil de Alagoas incluído na cartilha nacional de combate ao capacitismo. Isso representa uma vitória na luta pela garantia do direito e da dignidade humana das pessoas com deficiência”, ressaltou.
A delegada Rebecca Cordeiro, titular da Delegacia Especializada dos Crimes contra Vulneráveis, também destacou a parceria com a Secdef, bem como ressaltou a importância do letramento para ampliar a inclusão e promover atendimento mais eficiente e respeitoso às pessoas com deficiência.
.jpeg)
“Com o letramento, conseguimos ampliar a conscientização e a sensibilização para contribuir com a resolução de conflitos de forma serena e imparcial e evitar qualquer forma de revitimização”, destacou.
As cerimonialistas do evento foram duas mulheres com deficiência, Ana Cláudia e Caroline Ferreira, que são as assessoras técnicas da Secdef. Elas também proferiam palestra junto aos integrantes da Central de Intérpretes de Libras (CIL).