Alunos do interior de Alagoas brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes de escolas públicas do interior alagoano mostraram talento e dedicação na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Competindo com escolas particulares da capital, os alunos dos municípios de Canapi, Limoeiro de Anadia, União dos Palmares e Girau do Ponciano conquistaram medalhas em diferentes categorias e alguns vão representar Alagoas na etapa nacional, que reunirá as melhores equipes de todo o país.
A conquista representa não apenas o esforço dos alunos, mas também o resultado do trabalho de professores e gestores que vêm investindo em ciência, tecnologia e inovação como ferramentas de transformação social. Para muitos desses estudantes, a robótica é uma porta de entrada para novas oportunidades acadêmicas e profissionais.
O coordenador de Robótica, do município de União, levou equipes pela primeira vez para participar do evento e conta que a experiência foi única. “Foi muito gratificante para os alunos estar na OBR e ainda sair com as medalhas. Nossa preparação foi árdua, trabalhamos muito e valeu a pena todo o esforço. Nossos alunos tinham uma perspectiva e se surpreenderam com a dinâmica, mas estavam preparados e deu tudo certo”.
O município de União dos Palmares conseguiu o 1º Lugar na Modalidade Resgate Nível 1 (Escola Municipal Padre Donald), classificada para participar da Nacional. E ainda levou premiação em duas categorias: Inovação (Escola Municipal Mário Gomes) e Melhor Design de Robô (Escola Municipal Maria Mariá).
Para a aluna Viviane Santos, União dos Palmares, classificada para Nacional, a parte mais difícil da prova foi a programação, mas ela conta que a receber a medalha e ter superado os desafios com sua equipe compensou todo esforço. "Foi uma das melhores experiências que já tive na vida", conta Viviane.
O município de Canapi classificou duas equipes na Modalidade Artística níveis 1 e 2, eles garantiram o ouro e a participação na Nacional.
As escolas Dom João XXIII e Ananete Cavalcante, ambas são as vencedoras e vão representar Alagoas na competição. Canapi conquistou ainda o 2º lugar no nivel 1 e o 3º lugar no Nível 2, garantindo prata e bronze para as escolas Tomé de Sousa e José Fonseca Lins mutuamente). Já a Escola Municipal Tancredo Almeida Neves venceu a categoria Maker e também garantiu medalha única da Etapa Estadual.
A participação na OBR tem grande impacto na autoestima e no desenvolvimento das competências dos jovens. É o que destaca o professor Wecy Silva da Escola Municipal Dom João XXIII de Canapi que conquistou 1º Lugar na Modalidade Robótica Artística Nível 1.
“Estamos vivendo algo inimaginável, pode parecer simples, mas para toda comunidade escolar isso significa muito, alunos, pais, professores, coordenadores. Estamos indo para etapa nacional com muita alegria, com muita responsabilidade e iremos nos preparar para que tudo aconteça da melhor forma possível”, destacou o professor.
Em Girau do Ponciano, a Escola Municipal Genoveva Maria da Costa conquistou a medalha na Categoria Dedicação. O professor Amaury Fernandes conta que a estar na OBR foi muito significativo para a equipe. “Sem dúvidas, uma experiência única e inesquecível. Uma conquista que não aconteceu da noite para o dia, foram meses de trabalho, esforço e dedicação. A OBR desperta o interesse do alunado, toda comunidade se envolve e isso impulsiona a Educação. Estamos muito felizes porque foi a nossa primeira vez no evento e voltamos com a medalha e a certeza de que a robótica é o futuro e vem abrindo portas para os nossos estudantes”, disse Amaury.

Além de estimular o raciocínio lógico e a criatividade, a competição reforça valores como cooperação, disciplina e superação de desafios. A aluna Vyctória Souza, da Escola Prefeito Pedro Ferreira, de Limoeiro de Anadia, que conquistou o 3º Lugar na modalidade Robótica Artística Nível 1, destaca que “foi muito mais do que uma simples competição, a OBR nos incentivou a mergulhar ainda mais no mundo da robótica”. Para o professor Renato Silva, mesmo não levando a medalha de ouro, valeu a pena pela participação, envolvimento e disciplina da equipe. “Fizemos um projeto muito bacana, eles se preparam muito, tiveram um grande desempenho A equipe está muito motivada para as próximas competições e desafios porque potencial eles tem muito e não vamos parar por aqui, vamos seguir inovando e aprimorando nossos projetos”, ressaltou.
Agora, as equipes se preparam para representar Alagoas na etapa nacional, que promete momentos de emoção e aprendizado. O desempenho dos estudantes do interior mostra que o talento e a determinação estão presentes em todas as regiões do Estado, e que a educação pública pode ser protagonista em grandes conquistas.
Assessoria