Notícias

Setembro Amarelo: MPAL leva “Café com Escuta” aos servidores da sede das Promotorias em Maceió

Servidores, membros, estagiários e prestadores de serviço do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) participaram, nesta terça-feira (9), do “Café com Escuta”, uma ação em referência ao Setembro Amarelo que promoveu um momento de acolhimento, reflexão e diálogo sobre autovalorização, prevenção ao suicídio e cuidado com a saúde mental. A atividade foi realizada na sede das Promotorias, no Barro Duro, em Maceió.

Na oportunidade, a psicóloga Laís Macêdo e a assistente social Claritiana Pereira conduziram uma conversa sobre o tema “Valorização da vida e assédio institucional”. A promotora de Justiça Micheline Tenório, coordenadora do Núcleo de Defesa da Saúde, ressaltou que este ano, depois de várias ações voltadas diretamente para a sociedade, o MPAL decidiu desenvolver atividades para seu público interno.

“Isso também demonstra a preocupação do órgão com a saúde mental de seus servidores, membros, estagiários, colaboradores em geral. Por isso, tivemos uma ação maravilhosa de partilha, de integração, com escuta qualificada, com empatia. A gente, em nossa atividade-fim, fica sempre pensando no adolescente, nos idosos, na sociedade em geral, mas nunca tínhamos voltado esse tipo de atenção para o nosso público interno”, explicou.

“Muitas vezes, no dia a dia do trabalho, a gente não para e observa o colega de trabalho ou o parente. Aquele convite para um cafezinho, um almoço, pode ser um pedido de socorro. Isso tem muito a ver com empatia, com solidariedade, com resiliência, é importante que a gente saiba e tenha um olhar condescendente conosco e com o próximo, deixando claro que nós não somos o problema. Nós precisamos pedir ajuda”, acrescentou Micheline Tenório.

Para a estagiária Fernanda Fernandes, o Café com Escuta foi uma experiência “magnífica, na qual foi importante ser ouvida”. Ao representar o ouvidor-geral do MPAL, Maurício Pita, o chefe de Gabinete da Ouvidoria, Daniel Lins, reforçou que “a Ouvidoria é também um local de acolhimento, tanto para o cidadão quanto para os servidores e demais colaboradores internos”.

“Você tem 8 minutos?”

“Você tem 8 minutos? Escuta que acolhe” é o tema e também uma reflexão proposta pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio de sua campanha “Setembro Amarelo 2025”, para chamar atenção aos cuidados com a saúde mental e a prevenção ao suicídio. A proposta demonstra o compromisso institucional com a saúde mental de servidores, membros e da sociedade em geral.

Ao fazer uma reflexão sobre a disponibilidade de tempo de 8 minutos, a campanha é um chamado à responsabilidade para ouvir, acolher e cuidar do próximo e, ao mesmo tempo, lembra que bastam alguns minutos de atenção genuína, escuta ativa e empática, para que alguém em sofrimento encontre apoio e esperança.

A campanha Setembro Amarelo do MPAL é uma iniciativa da Comissão de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental, do Núcleo de Defesa da Saúde Pública (NUDESAP) e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), com apoio da Associação do Ministério Público (AMPAL) e das Promotorias de Justiça.

Ascom MPAL