Notícias

Rede nacional de monitoramento e alertas é tema do podcast Desenvolve Aí desta semana

Podcast foi até a sede do Cenad para falar sobre a rede de informações de desastres potenciais e ações de resposta | Márcio Pinheiro/MIDR

O novo episódio do podcast e videocast Desenvolve Aí, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), foi gravado direto da sede do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), em Brasília. Na conversa, o diretor do CENAD, Armin Braun, explicou como funciona a rede de monitoramento que reúne informações de desastres potenciais e auxilia no preparo de ações de resposta.

Braun explicou de forma simples como esses dados se transformam em informações úteis para a população, estados, municípios e até para o governo federal. “A gente tem informação baseada em previsão do tempo, de chuva de longo prazo, chuva que vai acontecer nas próximas horas, cheias. Tem informação que é baseada e focada para deslizamentos de terra. Então, cada uma dessas agências produz uma informação, nós trabalhamos com elas aqui, somos uma espécie de hub de informação sobre riscos de desastres no país”, destacou o diretor.

O episódio também mostrou, em frente ao telão de monitoramento do CENAD, como os alertas são produzidos, distribuídos e utilizados em situações de risco, como chuvas intensas, secas e queimadas.

A segunda temporada do Desenvolve Aí tem apresentação da jornalista Camila Xavier e pode ser acessado no perfil do MIDR no Soundcloud e no Spotify. O videocast pode ser conferido no perfil do MIDR no YouTube.


Ascom MIDR