Juíza Aída Cristina discute simplificação de procedimentos de juizados em evento no Recife

A juíza Aída Cristina Lins Antunes, do 10º Juizado Especial de Maceió, participou da 4ª edição da JespJam – maratona de inovação dos Juizados Especiais, realizada entre os dias 10 e 12 de setembro na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).
O evento reuniu magistrados(as), servidores(as) e representantes da sociedade civil de todo o país, com o objetivo de criar protótipos e projetos que contribuam para tornar a Justiça mais simples, acessível e próxima do cidadão.
A magistrada destacou a importância do trabalho colaborativo desenvolvido durante a maratona, que envolveu equipes multidisciplinares na busca por soluções práticas para os desafios enfrentados no dia a dia forense.
“O objetivo aqui é criar soluções para simplificar os procedimentos. Cada equipe vai criar um protótipo de um projeto para solucionar problemas. A minha equipe tem de solucionar o problema que a gente identificou nas audiências de conciliação”, contou a juíza.
Com o tema “(Re)construindo o futuro em redes”, a JespJam marcou os 30 anos de criação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (Lei nº 9.099/1995).
Os participantes foram divididos em grupos para trabalhar em três macrodesafios: aprimorar a conciliação, fortalecer a oralidade nos processos e redesenhar fluxos para simplificação dos procedimentos.
A programação também incluiu visita técnica ao Fórum Desembargador Benildes de Souza Ribeiro, em Recife, permitindo contato direto com a rotina dos Juizados Especiais da Capital.
No encerramento, cada grupo apresentou os projetos desenvolvidos, e os protótipos com maior potencial de aplicabilidade no Judiciário foram premiados, com perspectiva de futura implementação.
Dicom TJAL, com informações da ESMAPE