Notícias

Conheça quais estratégias podem ajudar na fidelização de clientes e aumento da lucratividade do seu negócio

15 de setembro é Dia do Cliente: “Para conseguir destaque no mercado é preciso fortalecer o relacionamento”, destaca o especialista | Freepik

A saúde de qualquer negócio é avaliada de acordo com a base de clientes, afinal, sem público, não existe empresa. Após o período pandêmico, o mercado teve que se reinventar e isso não foi um problema para os empreendedores.

O e-commerce brasileiro faturou R$ 8,3 bilhões na Semana do Consumidor, realizada entre os dias 10 e 16 de março desse ano, segundo levantamento da Neotrust Confi. O valor representa um crescimento de 13,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando o setor registrou R$ 7,3 bilhões em vendas. No Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, não será diferente, já que grandes promoções vêm sendo anunciadas com o intuito de estreitar o relacionamento com o consumidor.

De acordo com o professor do curso de Administração da Faculdade Pitágoras, Elias Gomes, é uma tendência que empresas invistam milhões para conquistar clientes, enquanto os antigos ficam na gaveta. “Valorizar o cliente nunca foi perda de tempo para empreendedores que têm ampla visão de negócio. Ao longo dos anos, a aplicação de ações que garantam a conquista e fidelização da clientela está cada vez mais presente na cartela de prioridade das marcas”, avalia o docente.

O especialista explica que as grandes marcas acompanham um calendário de liquidações, que são datas fixas destinadas à redução de preços de produtos e serviços, além de oferecer promoções especiais e descontos, em conjunto com sorteios, campanhas e até entrega de brindes, como uma forma de agradecer a fidelidade de seus clientes.

As empresas estão cada vez mais entendendo que é preciso criar uma relação com o cliente de começo, meio e fim, não se pode pensar no cliente somente como um gerador de receitas, mas como alguém que realmente interage com o seu negócio, o seu cliente tem que conhecer seu modelo de trabalho, é claro este também precisa ter as suas vontades compreendidas, assim se cria um sistema empresarial fortalecido, na famosa relação ganha-ganha.

A seguir, Elias Gomes menciona algumas estratégias que podem ser grandes aliadas na hora de fidelizar o público:

A experiência do cliente deve ser uma prioridade

Você sabe quais são os pontos de contato do público com a sua empresa? Presencial ou virtual, para garantir uma experiência única ao cliente, é preciso que o negócio esteja focado nesse comprador e não nas próprias necessidades. Um time de funcionários engajados e cientes sobre o propósito da marca é capaz de tornar o atendimento mais humanizado e agradável. Por isso, priorize treinamentos e capacitações de equipe, políticas de troca, atendimento ao cliente, entre outras formas que faça o consumidor se sentir satisfeito ao fechar negócio.

Programa de fidelização e tratamento VIP

Consumidores satisfeitos devem se sentir especiais, por isso investir em programas e clubes de fidelidade pode elevar a percepção do público sobre o seu negócio. Lembrando que é importante disponibilizar produtos e serviços que continuem atendendo as necessidades dos compradores. Quanto maior a exclusividade da oferta, maior será o afeto entre marca e consumidor. Portanto, uma maneira de recompensar sua comunidade é oferecer cupons e descontos exclusivos, planos personalizados, envolver o cliente na criação de um lançamento, entre outras possibilidades.

Para ser lembrado é necessário investir no pós-venda

Estar próximo do cliente no pós-venda é uma forma de tornar sua marca memorável, principalmente, se o desejo é que o comprador retorne até a loja física ou online. Busque manter uma comunicação frequente através de e-mails ou aplicativos de mensagens, encaminhando novidades, promoções e pesquisas de satisfação para descobrir pontos que devem ser melhorados. Encantar o consumidor faz a sua marca ocupar um espaço na mente dele, capaz de reduzir a margem para a concorrência.

Sobre a FACULDADE PITÁGORAS

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para mais informações, acesse o site..

Fonte: Assessoria