Olhar da Gente: Pacientes de Ibateguara passam por cirurgia de catarata no Hospital da Cidade

Ana Cecília da Silva
No último sábado (20), 137 pacientes de Ibateguara passaram por cirurgia de catarata do 1º olho no Hospital da Cidade. No domingo (21), foi a vez de 150 pacientes de Maragogi realizarem o segundo olho. Estas pessoas foram contempladas pelo programa Olhar da Gente, que tem levado cirurgias a diversas cidades alagoanas, devolvendo esperança e dignidade a esses usuários.
Desde a triagem no município até o momento da cirurgia, os pacientes contam com o suporte completo dos profissionais do Olhar da Gente e do Hospital da Cidade, realizando exames pré-operatórios, pós-operatórios, entrega de óculos escuros e medicamentos, garantindo o cuidado integral com o paciente.
José Cícero, morador de Ibateguara, foi uma das pessoas que ganhou uma nova esperança com a cirurgia. “Não esperava o atendimento maravilhoso que tive aqui. Todos estão de parabéns e eu estou muito feliz por poder voltar a enxergar direito. Eu já não via nada de um olho e agora posso voltar a enxergar, a melhor coisa do mundo”, disse.

José Cícero, morador de Ibateguara, foi uma das pessoas que ganhou uma nova esperança com a cirurgia
“Essa semana já chegamos à sexta cidade, levando qualidade de vida e dignidade a tantas pessoas. É incrível poder levar esse projeto a tantos municípios, agora 28, que devolve a visão e a esperança para as pessoas”, afirma Claydson Moura, secretário de Saúde de Maceió.
O programa tem como objetivo zerar a fila de espera por cirurgias oftalmológicas, garantindo atendimento rápido e acessível para a população. Para esta segunda fase foram investidos R$ 9,8 milhões, fruto da articulação da senadora Eudócia Caldas com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do Ministério da Saúde. Para esta fase, estão previstas 10 mil cirurgias, que devem contemplar Maceió e outros 28 municípios alagoanos.