Botânico Mirim: Crianças participam de abertura da 4ª edição do projeto do IMA

Kamilla Abely
Olhinhos atentos, falas animadas e conversas paralelas com os novos amigos. Assim foi a abertura da 4ª edição do Botânico Mirim, projeto do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA). A cerimônia reuniu as 45 crianças inscritas, seus pais e técnicos do órgão, nesta quarta-feira (24), no auditório da Casa da Indústria.
A iniciativa, que contempla crianças de 8 a 12 anos, é realizada pelo Herbário do IMA em Maceió (Herbário MAC), com o propósito de sensibilizar e incentivar boas práticas ambientais desde a infância, preparando uma geração mais interessada na preservação do meio ambiente. Ao longo de três meses, os selecionados vão participar de diversas atividades lúdicas e imersivas, aprendendo sobre os biomas, espécies em extinção, tipos de plantas e muito mais.
Mãe do pequeno Arthur, de apenas 8 anos, Vana Janaína Coutinho contou os dias para poder inscrever o filho na 4ª edição, assim que ele completou idade suficiente para participar.
.jpeg)
“Desde pequeninho, ele é apaixonado pela natureza e eu já vinha paquerando esse projeto desde as edições passadas. É uma felicidade imensa essa oportunidade que o IMA está nos oferecendo de valorizar tudo que o ambiente nos traz de bom. E que seja uma linda caminhada”, disse, com sorriso de orelha a orelha.
.jpeg)
“Sem as árvores, não vamos conseguir respirar ar puro. Gosto muito de preservar a natureza e estou gostando muito do Botânico Mirim”, reforçou o integrante da nova turma.
Para Rosângela Lemos, gerente do Herbário MAC, o projeto se tornou “o queridinho do IMA”, não só pela fofura das crianças, mas por representar esse trabalho construído através das pequenas atitudes, exemplos e ações.
“O IMA tem esse papel transformador na educação ambiental e todos os anos nós temos o imenso prazer de receber nossos botânicos mirins. Ficamos sempre orgulhosos de vê-los nessa jornada multiplicando as ideias e os aprendizados que absorveram durante esse período”, destacou.
O superintendente de Preservação Ambiental, Pedro Normande, salientou a programação extensa do projeto a partir de atividades como o plantio de mudas, limpeza de praias e aula embarcada no Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm).
“O Botânico Miriam leva educação ambiental para toda população, porque é através das nossas crianças que esse conhecimento é disseminado. Além de botânicos, elas viram agentes ambientais que protegem o meio ambiente e contribuem para a preservação da nossa biodviersidade”, complementou.
Durante a solenidade, as crianças receberam kits do projeto contendo bolsa, camisa, copo, chapéu, bandana e caderneta, materiais que serão utilizados durante os 12 encontros presenciais previstos.
Isabela de Lima Dantas, mãe de Isadora Cecília, 10 anos, contou que a filha estava ansiosa para a abertura. Para ela, a participação no projeto vem para formar essa consciência ambiental, um interesse que a pequena já vem desenvolvendo ao cuidar da horta junto à sua bisavó e participar de atividades ao ar livre com os pais, como trilhas.

“Eu inscrevi minha filha no Botânico Mirim, que é um projeto lindo, porque acredito ser de suma importância para o desenvolvimento dela. Dora já ama o meio ambiente e quero que ela aproveite ao máximo essa experiência”, afirmou orgulhosa.
Com expectativas altas, Isadora não escondeu a ansiedade de participar do Barco Escola. “Estou muito animada para ver os animais aquáticos. Eu também quero ver os animais terrestres e aéreos, eu amo todos os tipos de animais”, explicou.
O projeto conta com parceiros como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ronda no Bairro.
Áurea Vasconcelos, coordenadora da equipe social do Ronda no Bairro, ressaltou a importância da parceria com o projeto ao incluir nessa jornada de educação ambiental as crianças participantes do projeto social Ronda Mirim.
“Mais uma vez estamos presentes em mais uma edição do Botânico Mirim, trazendo nossos meninos para abrilhantar ainda mais o projeto do IMA e levar esse aprendizado sobre a proteção do meio ambiente. É um projeto muito bonito e que nós temos muito orgulho de fazer parte”, ressaltou.