Maceió é o 6º destino mais buscado por estrangeiros para voos e o 9º para hospedagens ainda em 2025

De acordo com a Embratur*, de janeiro a julho de 2025 o Brasil recebeu quase 6 milhões de turistas estrangeiros, o que representa um crescimento histórico de 47,5% nas comparações feitas ano a ano. Com mais de 20 patrimônios da humanidade listados pela Unesco, cada canto do país oferece aos seus visitantes cultura, história e natureza, mantendo-o no radar de turistas internacionais também para a reta final do ano. O KAYAK, principal buscador de viagens do mundo, analisou as buscas internacionais de voos e hospedagem para viagens ao Brasil de setembro a dezembro de 2025, e revela as principais tendências.
Santiago, Lisboa e Paris são as três cidades que mais buscaram o Brasil como destino na plataforma entre março e agosto de 2025, para viagens de setembro a dezembro do mesmo ano. Já entre as origens com o maior crescimento nas buscas por voos, comparado com o mesmo período do ano passado, Lima (83%), Bogotá (70%), Santiago e Montevidéu (31%) lideram.

E para onde os turistas estrangeiros desejam voar?
Destinos litorâneos se sobressaem, mas São Paulo parece ser a porta de entrada e ocupa a ponta do ranking de destinos mais buscados para voos. “Chegando por São Paulo, o turista encontra diversas opções para fazer conexão para qualquer outro destino dentro do Brasil. Além disso, a maior metrópole do país concentra muitas empresas globais, o que também pode impulsionar as buscas. Mas é claro que a cidade também tem seus atrativos, concentrando uma grande diversidade de culturas em um só lugar, portanto vale incluir no roteiro”, analisa Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil.
Gustavo também chama a atenção para três destinos presentes no ranking de mais buscados para voos que parecem estar brilhando os olhos dos estrangeiros: “O Brasil tem muito mais que praias e é muito animador ver regiões com outros tipos de belezas naturais se destacando em nossa plataforma. Foz do Iguaçu com o Parque Nacional das Cataratas, Manaus, um hub para conhecer a biodiversidade única da Amazônia, e São Luís, porta de entrada para desbravar os Lençóis Maranhenses, mostram que viajantes internacionais estão buscando experiências mais autênticas, ecológicas e culturais, e não apenas sol e mar”.


Para hospedagem, enquanto o Rio de Janeiro ocupa a primeira posição do ranking, Gramado viu um aumento 4 vezes maior nas buscas comparado com o mesmo período de 2024
A análise de tendências do KAYAK também traz informações sobre os destinos mais procurados para hospedagem pelos estrangeiros no Brasil. Quem leva o primeiro lugar é o Rio de Janeiro que, inclusive, de acordo com a ferramenta KAYAK Explore, é a cidade do Brasil mais famosa internacionalmente. Não à toa, o destino apresenta um aumento de 17% nas buscas por acomodação pelos turistas internacionais. A cidade de Búzios, também localizada no Rio de Janeiro, teve o segundo maior aumento nas buscas por hospedagem de todo o ranking – 3 vezes mais, ficando atrás apenas de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Assim como nas buscas por voos, as buscas por hospedagem também revelam alguns destinos que não oferecem aquele cenário típico de sol e mar, mas são populares por possuírem atrativos únicos.
Gramado, que aparece em 4º lugar no ranking entre os destinos preferidos, e com o maior aumento de buscas por hospedagem (4 vezes mais) comparado com o ano passado, encanta seus visitantes com arquitetura de inspiração europeia, o Natal Luz e a tradição gastronômica. Campos do Jordão, com crescimento de 43% nas buscas por hospedagem, é querida pelos brasileiros, mas também parece atrair visitantes de fora pela combinação de clima serrano, natureza exuberante e boa gastronomia. Já Curitiba, que registrou aumento de 55% nas buscas por acomodação, oferece um mix de urbanismo planejado, parques dignos de cartão-postal, como o Jardim Botânico, e uma vida cultural diversa.


*Fonte: Link
Metodologia
Voos
O levantamento foi realizado no dia 15 de setembro de 2025, considerando todas as pesquisas realizadas no KAYAK e marcas associadas, excluindo KAYAK.br e domínios BR associados, de 01/03/2025 a 28/08/2025 por voos de ida e volta, em classe econômica, de todos os aeroportos do mundo, exceto Brasil, para todos os aeroportos do Brasil, para datas de viagem entre 01/09/2025 e 31/12/2025. Os mesmos períodos do ano passado foram usados para comparações. Os preços são uma média e podem variar com o tempo. A economia não é garantida e as porcentagens são aproximadas.
Hospedagem
O levantamento foi realizado com base em buscas por hospedagens feitas no KAYAK e seus sites associados, excluindo KAYAK.br e domínios BR associados, de 01/03/2025 a 28/08/2025, para viagens entre 01/09/2025 e 31/12/2025. Os preços médios são para uma diária em quarto duplo, para as classificações de estrela combinadas (de 2 a 4), e podem variar com o tempo. A economia não é garantida.
SOBRE O KAYAK
KAYAK, parte da BOOKING HOLDINGS Inc. (NASDAQ: BKNG), é o principal metabuscador de viagens do mundo. Com bilhões de buscas em nossas plataformas, ajudamos as pessoas a encontrarem seus voos, hospedagens, aluguel de carros e pacotes de férias perfeitos.
Com a confiança de milhões de viajantes, o aplicativo do KAYAK facilita o planejamento de viagens em iOS e Android, e também oferecemos suporte a viajantes corporativos com nossa solução de viagens corporativas.
Fonte: Assessoria