Notícias

Biblioteca do MPAL recebe doação de obras sobre direito ambiental e atuação do Ministério Público

| Claudemir Mota

A Biblioteca Hernani Melo do Ministério Público de Alagoas (MPAL) passou a contar com duas novas obras em seu acervo: “Direito Ambiental” e “O Ministério Público de Sergipe em Defesa da Sociedade”. O primeiro livro foi escrito pelo promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe Rafael Schwez Kurkowski, e, o segundo, conta artigo de sua autoria. Ambos foram recebidos das mãos do autor pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, e pelo corregedor-geral, Eduardo Tavares.

A doação tem como objetivo ampliar o acesso ao conhecimento, colocando à disposição de membros, servidores e da sociedade em geral duas referências importantes sobre temas centrais para a atuação ministerial. Para o chefe do MPAL, receber essas publicações significa fortalecer o espaço de estudo e pesquisa da Biblioteca Hernani Melo, que se consolida como um local de consulta e inspiração para aqueles que buscam compreender melhor os instrumentos de defesa da sociedade. “Além disso, a presença dessas obras no acervo possibilita que o conhecimento produzido em outros estados seja compartilhado, enriquecendo o debate jurídico e institucional em Alagoas”, declarou Lean Araújo.

A obra “Direito Ambiental”, de Rafael Schwez Kurkowski e Pedro Abi-eçab, aborda, de forma clara e didática, princípios, normas e desafios relacionados à preservação ambiental. Em um contexto de mudanças climáticas e degradação dos recursos naturais, a leitura se torna ainda mais relevante para profissionais do direito, estudantes e cidadãos interessados em compreender como a legislação e a atuação institucional podem contribuir para a defesa do meio ambiente.

Já o livro “O Ministério Público de Sergipe em Defesa da Sociedade”, que contém artigo publicado pelo referido promotor, reúne reflexões e experiências sobre a missão constitucional do MP de proteger direitos coletivos, difusos e individuais indisponíveis. A obra destaca a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão ministerial em prol da cidadania, do combate às injustiças e da construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Na mesma ocasião, o promotor do MP sergipano recebeu do PGJ, Lean Araújo, o livro “Direito, Democracia e Linguagem: Estudos em Homenagem ao Professor Dilmar Lopes Camerino”, obra que será lançada no próximo dia 3, no prédio-sede do Ministério Público do Estado de Alagoas, e que foi organizada pelo próprio Lean Araújo, ao lado dos promotores de Justiça Coracy Fonseca, George Sarmento e Humberto Pimentel. Ainda nessa mesma data, Coracy Fonseca também lançará o seu livro “Estórias do Vento que Passa”.


Ascom MPAL