Notícias

Governo de Alagoas é o que mais avança em transparência pública no país

CGE-AL comemora resultado internacional em Transparência Pública | Thiago Sampaio

Roberta Cólen

O Governo de Alagoas deu um salto significativo no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), saindo do 19º lugar para a 6ª posição, alcançando a classificação “Ótimo”, a melhor do ranking, o que coloca o Estado entre os melhores do país.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) pela Transparência Internacional – Brasil, ONG responsável pela avaliação. O último levantamento aconteceu em 2022. O ranking pode ser acessado neste link.

O resultado reflete um esforço conjunto de todo o Governo de Alagoas, sob a coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE-AL), por meio da Superintendência de Ouvidoria e Transparência e da Superintendência de Correição e Informações Estratégicas.

Segundo nota da ONG encaminhada ao Governo de Alagoas, após a conclusão dos estudos deste ano, Alagoas obteve a nota final de 81.3 pontos (de 0 a 100 possíveis), tornando-o um dos únicos estados do país a se classificar em “Ótimo”. Apenas seis estados alcançaram esta posição.

O ITGP também classifica os estados como “Bom” e “Regular”.




Alagoas aparece em 6º do país e 2º do Nordeste no ranking da Transparência Internacional. Fonte: ONG Transparência Internacional

A controladora Sâmara Suruagy conta que a transparência pública é uma das prioridades do Governo Paulo Dantas e comemora o resultado como uma grande conquista.

“Saímos de uma baixa colocação e agora estamos entre os seis melhores do Brasil. Alagoas teve a maior variação, subindo 13 colocações, um resultado muito satisfatório e relevante. Hoje é um dia de muita alegria e realização, principalmente para nós da CGE”, disse a controladora.

Para a superintendente de Ouvidoria e Transparência, Fabrícia Oliveira, o avanço no ranking representa não apenas uma conquista, mas também um incentivo para consolidar uma gestão cada vez mais moderna, ética e transparente.

“Vamos seguir com o compromisso de ampliar mecanismos de transparência, participação social e integridade, garantindo que o cidadão alagoano tenha acesso a informações claras e confiáveis sobre o governo”, disse a superintendente.

Parceria

Segundo a CGE, a nova posição no ranking não teria sido possível sem a colaboração de todo o Governo, em especial pelas parcerias com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Secretaria de Governança, Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e Gabinete Civil.

ITGP

O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) avalia o nível de transparência, governança, controle e participação social dos entes federativos. A avaliação tem como objetivo promover melhorias na transparência e na governança pública, estimulando a participação dos entes avaliados.