Intersetorialidade: ações conjuntas reafirmam compromisso do Estado com a cidadania

Marcelo Alves
Ações transversais têm sido uma das marcas da gestão do Governo de Alagoas. Como parte dessas iniciativas, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) tem tido reuniões intersetoriais, reafirmando esse compromisso para construção de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do estado. Entre os últimos encontros, a Secdef discutiu iniciativas direcionadas à inclusão social.
Com o objetivo de implementar e ampliar políticas públicas para pessoas com autismo, a Secdef, junto às secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Saúde (Sesau) e à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), discutiram dados e estudos científicos sobre o tema na semana passada.
Na ocasião, foram abordados números, projetos, pesquisas científicas e metodologias para subsidiarem planos estratégicos e iniciativas assertivas para formulação de ações. O debate analítico teve o objetivo de aprofundar a análise do panorama da situação para implementar e desenvolver ações voltadas a pessoas com autismo.

Desburocratização
Por meio da parceria firmada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a empresa X-VIA Tecnologia LTDA, especialista em Governo Digital no Brasil, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CPITEA) e os cartões das pessoas idosas e pessoas com deficiência passam a ser emitidos de forma digital.
Com essa ferramenta digital, esses documentos que eram emitidos pela Secdef, agora podem ser acessados na plataforma do site da Seplag https://ai.al.gov.br/, e os serviços solicitados mediante cadastro ou login pelo gov.br.
Secdef e Secria discutem ações
A Secdef e a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria) discutiram ação conjunta em alusão ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. A iniciativa pretende mobilizar a sociedade para mostrar que o verdadeiro presente que uma criança deve ter são os seus direitos garantidos.
A campanha buscará passar uma mensagem inclusiva, visando ainda promover uma reflexão sobre o respeito à diversidade.
.jpeg)
Central de Intérpretes de Libras
A Central de Intérpretes de Libras (CIL), da Secdef, tem contribuído com as secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Segurança Pública (SSP). Com a Sesau, a CIL tem prestado auxílio no parto acessível. Já com a SSP, esse serviço tem ajudado na investigação de crimes envolvendo pessoas surdas.
Neste ano, a CIL já acompanhou o parto de quatro gestantes surdas. O acompanhamento vai desde o pré-natal até o pós-parto. Vale destacar que a SSP quer ampliar a parceria com a CIL.
Para atender as demandas, a CIL mais que triplicou o número de integrantes. Antes, contava com 5 intérpretes. Agora possui 16 intérpretes, sendo 4 surdos. Além disso a serviço está funcionando 24 horas, em regime de plantão, de domingo a domingo.