Notícias

Conasa Águas do Sertão expande atuação para mais seis municípios em Alagoas

Com a ampliação, concessionária passa a atender 40 cidades e mais de 200 localidades no estado, beneficiando cerca de 700 mil pessoas | Divulgação

A Conasa Águas do Sertão anuncia a expansão de sua área de concessão para mais seis municípios do interior de Alagoas: Batalha, Campo Grande, Jacaré dos Homens, Major Isidoro, Olho D'água das Flores e Olho D'água Grande. A partir de 1º de outubro, a concessionária assume oficialmente a gestão dos serviços de distribuição de água, esgotamento sanitário e atendimento comercial nessas localidades, que se somam aos 34 municípios já atendidos desde 2022, totalizando 40 cidades sob sua responsabilidade.

A expansão foi formalizada por meio de um termo aditivo ao contrato original, assinado com o governo do estado de Alagoas no mês de agosto. O processo de transição acontece em conjunto com as equipes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que permanece responsável pela captação e tratamento da água. Nos primeiros 90 dias, a prioridade da Conasa Águas do Sertão será um diagnóstico completo da infraestrutura existente para a elaboração de um plano diretor de saneamento.

Com a incorporação dos novos municípios, a concessionária estende a essas localidades as metas de universalização estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020). Os prazos para a universalização do acesso à água potável foram definidos para 2028 (municípios da Bacia Leiteira) e 2030 (municípios da região Leste), enquanto a meta de 90% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto está mantida para 2033.

"Nossa experiência nos 34 municípios vizinhos, onde já investimos R$ 1,4 bilhão em três anos, nos dá a segurança para replicar um modelo que vem dando certo. Sabemos que os desafios são grandes e a solução dos problemas não será imediata, mas vamos trabalhar com seriedade e planejamento para acelerar os investimentos e garantir a universalização do saneamento. Estenderemos também benefícios importantes, como o nosso programa de Tarifa Social, que concede 50% de desconto na conta de água e esgoto para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico", afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Conasa Águas do Sertão.


A concessionária assegura o compromisso com a qualidade dos serviços e atuará para manter a regularidade operacional durante o período de transição. A empresa manterá um rigoroso controle de qualidade da água distribuída, em conformidade com a legislação. Gradualmente, os novos municípios serão integrados ao Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa, que monitora os sistemas 24 horas por dia com tecnologia de ponta para otimizar a distribuição de água e prevenir problemas.

Atendimento e Tarifas

Para padronizar os valores à estrutura tarifária dos demais municípios do Bloco B, haverá uma adequação de 1,44%. A partir desse ajuste inicial, a tarifa seguirá a mesma regra dos demais municípios: reajustes anuais baseados na inflação, sempre regulados e fiscalizados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).

A partir de 1º de outubro, os clientes devem buscar a Conasa Águas do Sertão para qualquer solicitação de serviço e dúvidas em geral. O atendimento está disponível pelos canais digitais, na Central de Atendimento no 0800 000 2122 (telefone e WhatsApp), funcionando das 6h às 22h, incluindo fins de semana e feriados, no site www.aguasdosertao.com e também pelo aplicativo da concessionária (disponível para Android e IOS), além de lojas físicas em cada um dos seis municípios:

- Batalha (Rua Bráulio Leite, nº 28, Centro, das 8h às 17h)

- Campo Grande (Rua Trinta e Um de Maio, nº 31, das 8h às 17h)

- Olho d’Água das Flores (Rua Manoel Barbosa de Abreu, nº 21, das 8h às 17h)

- Major Isidoro (Rua Walfrido Jerônimo da Rocha, 10 - Centro, das 8h às 12h)

- Jacaré dos Homens (Rua Santo Antônio, SN - Centro, das 8h às 12h)

- Olho d’Água Grande (Rua 14 de Setembro, 152 - Centro, das 8h às 12h).

Ascom Conasa