Ronda no Bairro registra aumento de ações operacionais no 1° semestre e redução de índices criminais em Maceió

Marco Aurélio Mello
O Programa Ronda no Bairro divulgou, nesta semana, balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2025, apontando um crescimento de 33% nas atividades desenvolvidas pelas equipes operacionais em Maceió, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ao todo, foram registradas 377 ações, contra 282 em 2024, nas quatro áreas de atuação: Jacintinho, Centro, Orla e Benedito Bentes. Entre as ações estão maior patrulhamento nas diferentes modalidades de atuação (moto, carro, bike, patinete e a pé), mais abordagens preventivas, blitz e atividades integradas com as demais forças de segurança e um maior atendimento de ocorrências a partir do acionamento da Central de Operações da Polícia Militar de Alagoas (COPOM).
De acordo com dados da Central de Atendimento e Despachos (CAD) da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), o aumento das ações refletiu diretamente na redução de índices criminais importantes, principalmente nos delitos contra o patrimônio, como roubos e furtos nas áreas de atuação do Programa.
No Benedito Bentes, por exemplo, os casos de roubo caíram 50% e não houve registro de tentativas de homicídio no período. Já no Centro, os agentes de proximidade estiveram mais envolvidos em atendimentos de socorro à população, sem registros de roubos nos seis primeiros meses do ano.
No Jacintinho, também não houve registro de roubos e os casos de brigas reduziram em 80%. Outro dado relevante foi a queda de 75% nas tentativas de suicídio. Na Orla de Maceió, maior território de atuação dos agentes, os índices também apresentaram reduções significativas: assédio sexual nas praias e atropelamentos caíram 50%; furtos, 56%; roubos, 43%; e tentativas de homicídio, 20%.

Os resultados expressivos refletem o compromisso do Governo de Alagoas em garantir mais segurança e tranquilidade tanto para os cidadãos quanto para os turistas que visitam a capital.
A atuação do Ronda no Bairro segue as diretrizes do governador Paulo Dantas e é desenvolvida pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), em parceria permanente com as demais forças de segurança do Estado.
Para o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, os números comprovam a importância do trabalho integrado.
“Os números mostram que estamos no caminho certo. O Ronda no Bairro tem se consolidado como uma política de proximidade, que não apenas reduz os índices criminais, mas também fortalece o sentimento de segurança e confiança da população. Nosso compromisso é seguir ampliando essa presença nas ruas e cuidando das pessoas”, destacou o secretário.