Notícias

TCE/AL realiza 2ª sessão plenária simulada do projeto Jovem Conselheiro

Júlia Marques 

Proporcionando uma experiência prática sobre seu funcionamento, o Tribunal de Contas de Alagoas, por meio da Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça, realizou, nesta quinta-feira (02), a 2ª Sessão Plenária Simulada do projeto Jovem Conselheiro. A cerimônia, realizada no plenário Divaldo Suruagy, contou com a participação de estudantes de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas – campus Arapiraca, além de estagiários de Direito e Contabilidade do TCE/AL.

O projeto Jovem Conselheiro, que tem como objetivo aproximar os alunos do cotidiano do Tribunal de Contas, é uma extensão do programa TCE de Portas Abertas, que recebe estudantes promovendo uma imersão no funcionamento da Corte de Contas. Em uma abordagem inovadora, os casos relatados durante a sessão foram inspirados em personagens dos clássicos Vidas Secas e São Bernardo, do notório escritor alagoano Graciliano Ramos.

A cerimônia teve início com a participação do vice-presidente do TCE/AL, conselheiro Otávio Lessa; da diretora-geral da Escola de Contas, conselheira Maria Cleide; do conselheiro Anselmo Brito; dos conselheiros substitutos, Alberto Pires e Sérgio Maciel; além do representante do Ministério Público de Contas, subprocurador-geral Ricardo Schneider. Durante seus discursos, todos reforçaram a importância do projeto para a formação de futuros gestores públicos e operadores do controle externo, destacando seu papel essencial no fortalecimento da administração pública.

Na sequência, ocorreu a posse simbólica dos Jovens Conselheiros, com destaque para o aluno Micael Dias Sant’Anna, que assumiu simbolicamente o cargo de presidente do Tribunal de Contas de Alagoas. Ele foi acompanhado por seus colegas, que tomaram posse em outros cargos representativos da Corte: Júlia Rayanne Ferreira Silva, Maria Vieira dos Santos, Karla Evellyn Coimbra, Lainne Mirele da Silva Pereira, Mirela Cavalcante, Tatyane Kelly Barbosa Silva, Andreina Suellen Santos Lima, Micaele Rayanne Cavalcante, Priscila Nayara Alves de Araújo e José Ricardo Mariano da Silva.Durante a sessão simulada, os alunos apresentaram e relataram dois casos fictícios, envolvendo a análise de uma prestação de contas municipal e uma representação. Ao final das atividades, os participantes expressaram seu agradecimento pela iniciativa do projeto, ressaltando a importância de promover uma maior aproximação entre o Tribunal de Contas e as instituições de ensino.

O projeto teve duração de cerca de dois meses, exigindo estudo e dedicação dos participantes, que superaram desafios e aprofundaram seus conhecimentos. “Na minha opinião, a parte mais difícil foi a escolha do voto. São pessoas diferentes, com pensamentos e opiniões diferentes. Foi preciso entrar em consenso para analisar os casos”, destacou a aluna de Administração Pública, Maria Vieira.

Encerrando a simulação, certificados foram entregues aos alunos e mentores, além de homenagens aos orientadores que se dedicaram ao desenvolvimento do projeto. A 2ª edição do Jovem Conselheiro se consolida como uma importante ação educativa, aproximando o controle externo das novas gerações e fortalecendo o papel do Tribunal de Contas de Alagoas na sociedade.

O evento também contou com o apoio da Presidência do Tribunal de Contas, da Coordenação do Plenário, da Diretoria de Comunicação e do Ministério Público de Contas. Além disso, assessores de conselheiros, técnicos das diretorias, estagiários e demais profissionais que atuaram nos bastidores tiveram papel fundamental na realização da sessão simulada.

1º LUGAR NO PRÊMIO ABEL 2025O projeto Jovem Conselheiro conquistou o 1º lugar na categoria Fiscalização (Sociedade Civil e Tribunais de Contas) do Prêmio ABEL 2025. A premiação foi entregue em junho, durante o encerramento do 41º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), realizado em Natal (RN).