Notícias

Ministério da Saúde lança ação inédita para incentivar a doação de órgãos; Alagoas contabiliza 66 transplantes em 2025

Alagoas realizou 66 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de 2025, sendo 2 de coração, 10 de fígado, 16 de rim e 38 de córnea. O resultado acompanha o avanço nacional, que atingiu a marca recorde de 14,9 mil transplantes no período, um crescimento de 21% em relação a 2022. Apesar do bom desempenho, o Ministério da Saúde alerta que o número poderia ser ainda maior, já que 45% das famílias brasileiras ainda recusam a doação. Para enfrentar esse desafio, a pasta acaba de lançar um programa inédito para qualificar o diálogo com familiares e fortalecer o acompanhamento das doações nos hospitais.

O Programa Nacional de Qualidade na Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Prodot) busca reconhecer e valorizar as equipes que atuam dentro dos hospitais, responsáveis pela identificação de potenciais doadores, logística do processo e a conversa com os familiares. Um momento delicado, de dor, dúvidas e, muitas vezes, falta de informação, mas decisivo para salvar outras vidas. Pela primeira vez, esses profissionais terão incentivos financeiros conforme o volume do atendimento e indicadores de desempenho, incluindo o aumento das doações.

A iniciativa integra um conjunto de medidas que somam investimento de R$ 20 milhões por ano para fortalecer o Sistema Nacional de Transplantes.

Saiba mais: Link

Fonte: Ministério da Saúde