Além do cartão: como criatividade e IA transformam os gift gards em presentes personalizáveis

Os gift cards ganharam espaço entre os brasileiros como opções de presente práticas, versáteis e cada vez mais personalizáveis. Mas um receio ainda é comum entre alguns consumidores: será que esse tipo de presente não é impessoal demais?
Ainda que essa dúvida seja pertinente, a realidade mostra que os gift cards são, sim, presentes cheios de significado. De acordo com dados da BHN Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente no país, os gift cards são vistos como presentes atenciosos, quando são da marca favorita da pessoa presenteada ou quando permitem que ela escolha onde quer usar os créditos – como é o caso dos cartões multimarcas.
Outra situação em que os produtos se destacam como forma de demonstrar carinho é quando vêm acompanhados de um presente físico. O último levantamento da companhia apontou que 98% dos consumidores que optaram por gift cards também incluíram outro item no presente, como chocolates, roupas, acessórios, vinhos ou produtos personalizados. A prática ajuda a transmitir afeto e atenção aos detalhes, quebrando a percepção de frieza que ainda pode rondar esse tipo de escolha.
Atualmente, os brasileiros também estão usando cada dia mais a inteligência artificial para personalizar a entrega dos gift cards, que contribuem para que o presente seja entregue de forma cuidadosa. Uma pesquisa da BHN Brasil mostra que consumidores estão utilizando ferramentas de IA para criar mensagens personalizadas, imagens temáticas, vídeos e outros conteúdos criativos que acompanham o cartão, tornando a experiência mais próxima, personalizada e emocional. Ao mesmo tempo, essa categoria se fortalece por outro motivo: a versatilidade.
Hoje, os gift cards vão além de um presente físico. Eles permitem oferecer experiências e possibilidades diversas, que vão desde games digitais - como Roblox, Nintendo, Playstation e Xbox –, até bem-estar, com o Buddha Spa, e hospedagem no Airbnb. Também tornam mais simples situações em que os adultos desejam presentear os filhos com algo que não conhecem tão bem. Por exemplo, um pai que não sabe qual jogo o filho gostaria de ganhar, mas, sabendo qual console ele possui, pode escolher um gift card de uma marca específica.
Ainda segundo a pesquisa da BHN Brasil, entre os principais motivos que levam os consumidores a comprar cartões-presente estão o fato de eles considerarem essa opção uma alternativa melhor a presentes físicos que podem não agradar à outra pessoa, por valorizarem a liberdade de escolha que o cartão oferece e pela praticidade de poder comprar e enviar online.
O fato é que os gift cards se tornaram opções de presente tão versáteis e incorporadas pelos brasileiros que, em 2024, quatro em cada cinco compraram o produto, sendo que a expectativa é que esse número seja ainda maior neste ano, especialmente nos formatos digitais e personalizados.
Confira algumas dicas para personalizar um presente com gift card e deixá-lo ainda mais especial:
Inclua um item complementar: uma pequena lembrança física agrega valor e dá mais contexto ao presente.
Use a critividade ou mesmo IA para criar mensagens exclusivas: ferramentas digitais permitem gerar imagens, frases, artes ou vídeos que tornam a entrega única.
Explique sua escolha: um bilhete contando por que você escolheu aquele gift card ajuda a tornar o gesto mais significativo.
Capriche na apresentação: uma boa embalagem, seja uma caixa criativa, envelope personalizado ou até um QR code interativo, faz toda a diferença.
Tempo e personalização caminham lado a lado e os gift cards seguem como uma opção inteligente e versátil. Com pequenas ações, eles podem carregar uma grande carga emocional, assim como qualquer outro presente.
Sobre a Blackhawk Network
Criada em 2001, na Califórnia, Estados Unidos, com o propósito de diversificar e expandir as opções de compra de clientes e marcas, a Blackhawk Network se tornou líder global na distribuição de soluções de pagamentos pré-pagos. Hoje, a empresa possui mais de 360 varejos e mais de 1.000 marcas globais parceiras em um negócio que representa, em média, 3,5% do gross merchandise value (GMV) dos grandes varejos. No Brasil desde 2011, a Blackhawk Network é líder de mercado e pioneira em todas as soluções de marcas. Está presente em mais de seis mil lojas, 150 mil pontos de recargas e nos principais e-commerces do Brasil. A empresa também atua no mercado de Incentivos, Fidelidade e Engajamento. Para mais informações, acesse o site.
Fonte: Assessoria