Rede estadual aposta na criatividade e inovação para mobilizar estudantes para a prova Saeb

Ana Paula Lins
Em todo o Brasil, os últimos dez dias do mês de outubro serão marcados pela aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação em larga escala que fará um diagnóstico da educação brasileira por meio de testes de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática com estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.
Na rede estadual, onde 36.850 estudantes farão as provas, a mobilização nas escolas tem se destacado pela criatividade e inovação na abordagem junto aos estudantes.
Na 4ª Gerência Especial de Educação (4ª GEE), que abrange Viçosa e demais municípios do Vale do Paraíba, as escolas estão recebendo as visitas do Sedex Saeb.

Uma ideia da técnica Lúcia Pedro, o Sedex Saeb consiste em uma mobilização lúdica, onde os estudantes participam de atividades de perguntas e respostas. As técnicas chegam às escolas com uma caixa com questões das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O quizz é cronometrado e os estudantes que acertarem o maior número de questões recebem premiação.
“A ideia é promover um desafio divertido, lúdico e dinâmico com os estudantes, o que fortalece não só a aprendizagem, mas também nos permite dialogar com os jovens e sensibilizá-los acerca da importância da prova Saeb e o impacto desta iniciativa para as suas escolas”, explica Lúcia Pedro.
O titular da 4ª GEE, Marcelo Francisco da Silva, diz que a dimensão do Saeb vai além da aplicação de testes de proficiência. “Mais do que uma prova, o Saeb é um farol que se acende para a escola se encontrar dentro de sua função social que é a aprendizagem dos estudantes. Ações como o Sedex Saeb não são apenas desafios de aprendizagem, mas nos permitem acompanhar o fluxo e estreitar laços. E, durante a prova, nosso foco será de total acompanhamento e apoio, com vistas ao sucesso de todos os nossos estudantes”, avisa Marcelo.

A iniciativa foi elogiada nas escolas. “O Sedex Saeb serviu como estímulo para nossos estudantes, que puderam participar de atividades de resolução de questões de forma divertida e ainda aprenderam sobre a importância da prova”, conta Maria Antonieta Bastos.
Sensação similar aos estudantes da instituição. “Achei o projeto muito importante, pois nos ajudou não só a ter mais conhecimento, mas a descontrair antes da prova”, revela Welen Malta.
Aulão
Já na capital, a 1ª GEE promoveu dois aulões online transmitidos pelo canal do Youtube da gerência nos dias 13 e 14 de outubro. A ação foi promovida por meio de parceria entre a GEE e o Labcrie Seduc.
“Este é um aulão diferenciado e pensado de forma a alcançar o maior número de alunos das turmas de 5° e 9° anos do ensino fundamental e 3a série do ensino médio. Tivemos um retorno muito positivo por parte das escolas”, relata Ana Cláudia da Silva, titular da gerência.
“Atingimos mais de sete mil estudantes de nossa gerência e este aulão ficará armazenado em nosso canal do Youtube para quem quiser acompanhar posteriormente”, complementa a formadora regional Adriana Ricardo.