Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental terá premiação em dezembro

Kamilla Abely
Promovido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), o 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental recebeu o total de 65 trabalhos inscritos em sua primeira edição. A solenidade de premiação será realizada em dezembro, quando os vencedores serão reconhecidos.
A iniciativa tem o objetivo de valorizar produções jornalísticas que contribuam para a consciência socioambiental e divulguem boas práticas de sustentabilidade no estado, com distribuição de R$ 33 mil em prêmios nas categorias profissional e estudante.
“Estamos felizes com a realização dessa primeira edição e muito animados para a solenidade de premiação. Essa troca com a imprensa e com os futuros profissionais da comunicação é essencial para fortalecer a causa ambiental em Alagoas”, destacou Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA/AL.
-04.jpg)
A premiação contemplou os seguintes eixos: Unidades de Conservação Estaduais, Fauna, Flora, Herbário MAC e Educação Ambiental, e busca reconhecer e valorizar o papel da imprensa na difusão de informações sobre a proteção ambiental no estado.
A análise dos trabalhos será feita por uma comissão julgadora composta por representantes da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), um jornalista com reconhecida atuação profissional e um técnico do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), conforme previsto no edital do concurso.
Mais informações sobre a solenidade de premiação serão divulgadas em matéria jornalística e nas redes sociais oficiais do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).
%20(13).jpg)
Em relação à importância da iniciativa, o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, ressaltou o papel fundamental do prêmio ao unir a pauta ambiental com o reconhecimento do trabalho da imprensa. “Essa premiação não só fortalece a conscientização sobre a preservação ambiental, como também se alinha ao trabalho do Núcleo de Integridade da Informação, que atua no combate à desinformação, especialmente em temas como clima e meio ambiente. Ao fomentar o jornalismo ambiental, o IMA/ AL contribui para que informações verídicas e relevantes cheguem à sociedade, protegendo a população de prejuízos reais causados pela desinformação”, afirmou Palhares.
A atuação do Núcleo de Integridade da Informação será estratégica, com subnúcleos dedicados a temas como saúde e consciência, clima e meio ambiente, justiça, segurança pública e direitos humanos, visando garantir ferramentas para a verificação da veracidade das informações e promovendo a educação midiática.