Notícias

Adeal inicia em novembro campanha obrigatória de atualização cadastral do rebanho

Declaração pode ser feita de forma online, por meio do Sigeal, para os criadores já cadastrados no sistema ou de forma presencial nas unidades da Adeal | Adeal - arquivo

Dorgival Junior 

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) promoverá, no período de 1° a 30 e novembro, a campanha de atualização cadastral do rebanho que deve ser feita por criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, aves, abelhas e peixes, além de outros animais aquáticos.

Obrigatória, a atualização cadastral foi uma das condicionantes para o avanço de Alagoas para o status sanitário de zona livre da febre aftosa sem vacinação concedido pelo Organização de Saúde Animal (OMSA) em maio passado.

De acordo com a Assessoria de Defesa Agropecuária da Adeal, a declaração pode ser feita de forma online, por meio do Sigeal, para os criadores já cadastrados no sistema ou de forma presencial nas unidades da Adeal.

Para fazer a declaração, o produtor deve apresentar os documentos de RG e CPF, além de comprovante de residência e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) assim como o número de telefone e e-mail.

A Adeal alerta que o produtor que não fizer a atualização cadastral, além de inadimplente com a Adeal, estará sujeito as sanções administrativas previstas por lei, a exemplo do bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

O Formulário de Atualização Cadastral de Rebanhos está disponível no site da Adeal para facilitar o preenchimento prévio dos dados.