Notícias

Saiba quais fatores afetam a capacidade de engravidar e quando buscar ajuda

Especialista da Hapvida enumera dificuldades comuns | Freepik

A fertilidade é influenciada por uma série de fatores, tanto femininos quanto masculinos. Entender essas variáveis é essencial para casais que desejam engravidar. De acordo com o médico obstetra Guilherme Brum, da Hapvida, há condições que impactam diretamente as chances de concepção. Entenda quais são.

Ele enfatiza que a idade da mulher costuma ser um fator a ser considerado. “A fertilidade feminina tem uma queda significativa após os 35 anos. Essa redução se acentua ainda mais após os 40. Além da idade, fatores como obesidade, tabagismo, etilismo (uso excessivo de álcool) e sedentarismo também prejudicam”, explica.

Esses elementos afetam principalmente a qualidade hormonal, a reserva ovariana e a capacidade de implantação embrionária. “Eles diminuem as chances de engravidar e ainda aumentam o risco de abortos espontâneos”, enfatiza Brum. Segundo o médico, o tempo de tentativas sem sucesso também é um critério importante para avaliação.

“Consideramos infertilidade quando a mulher com menos de 35 anos tentou engravidar por 12 meses sem sucesso. Já acima dos 35 anos, esse tempo cai para 6 meses de tentativas sem resultados positivos”, afirma. O primeiro passo para investigar possíveis causas de infertilidade é uma consulta médica detalhada. “A anamnese, que é a conversa inicial com o casal, é fundamental. Nela, avaliamos o histórico clínico, hábitos de vida e o tempo de tentativas. A partir disso, indicamos exames complementares”, explica o obstetra.

Ele finaliza destacando que as investigações são essenciais para identificar o que pode estar dificultando a gravidez e que a partir disso o profissional pode vir a propor o tratamento mais adequado.

Fonte: Assessoria