Notícias

Gestores da 6ª Região de Saúde participam em Penedo de oficina sobre novo financiamento da Atenção Básica

Gabriela Flores

Nesta quinta-feira (30), Penedo sediou a Oficina do Novo Financiamento da Atenção Básica para gestores dos municípios que integram a 6ª Região de Saúde, uma iniciativa da Sesau Alagoas sobre as atualizações nas regras de alocação dos recursos federais destinados à Atenção Primária à Saúde (APS).

O encontro reuniu representantes das secretarias municipais de saúde da 6ª região e teve como objetivo principal fortalecer o entendimento sobre os novos critérios de financiamento, que orientam a distribuição de recursos de acordo com indicadores de desempenho, cadastro de usuários e ações estratégicas no território.

A Gerência de Atenção Primária (GAP) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) coordenou as discussões e orientações técnicas.

“Esse projeto do governo de Alagoas é realizado nos municípios para ampliar o conhecimento do novo financiamento da APS. Viemos aqui para reforçar as experiências que os municípios têm e que podem ser replicadas nos demais. Foi um momento bem democrático e de troca de experiências”, disse a apoiadora técnica da GAP da 6ª região, Jessica Basílio.

Durante a oficina, foram apresentadas as mudanças implementadas pelo Ministério da Saúde no modelo de repasse, destacando a importância da gestão eficiente e do monitoramento de resultados para a melhoria dos serviços ofertados à população.

Grupos de canto coral do CRAS Santo Antônio e do CRAS Senhor do Bonfim também participaram da iniciativa que inclui exposições técnicas e viabiliza a trocar experiências, esclarecendo dúvidas sobre a aplicação prática das novas diretrizes em seus municípios.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Waninna Mendonça, a capacitação representa um passo importante para aprimorar a execução das políticas públicas na Atenção Primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse é um tema que impacta diretamente na forma como cuidamos das pessoas. Aqui em Penedo esse cuidado tem nome – Valoriza APS. É sobre reconhecer, valorizar e fortalecer o trabalho das equipes que estão todos os dias garantindo acesso e a continuidade desse cuidado com a população. Seguimos juntos, trocando experiências, aprendendo e construindo saúde com propósito”, destaca Waninna Mendonça.