Notícias

Corredor Vera Arruda se consolida como vitrine da economia criativa em Maceió

Com 120 empreendedores reunidos, o espaço urbano se transforma em um grande circuito de arte, moda e negócios impulsionado pelo Sebrae Alagoas | Divulgação

Com aproximadamente 1,5 km de extensão, o Corredor Vera Arruda já virou ponto de encontro das famílias maceioenses. O parque linear arborizado e recentemente revitalizado, se transformou em um espaço vivo, colorido e cheio de histórias empreendedoras. Batizado em homenagem à estilista alagoana Vera Ítala Leão Rego de Arruda, referência nacional que trouxe para suas criações o orgulho e a identidade do estado, o corredor se tornou sinônimo de encontro entre cultura, negócios e criatividade. Assim como Vera, que fez da moda um ato de expressão e pertencimento, o espaço hoje reflete a energia vibrante de quem cria, trabalha e acredita na potência local.

É nesse cenário que o Sebrae Alagoas realiza, de 31 de outubro a 2 de novembro, a quarta edição do evento “Seu Negócio, Um Espetáculo”. A feira, considerada a maior já recebida pelo Corredor Vera Arruda, reúne 120 empreendedores de segmentos como moda, gastronomia, artesanato, literatura e decoração. A programação inclui apresentações circenses, música ao vivo, oficinas, feirinha de adoção e atrações que encantam toda a família, sempre a partir das 17h.

Segundo a analista do Sebrae Alagoas, Cíntia Silver, a escolha do local foi estratégica. “Fizemos a primeira edição no Jaraguá, mas percebemos que o Vera Arruda tem um clima acolhedor diferente. Este espaço pulsa economia criativa. Escolhemos esse período justamente por ser feriado e movimentar a cidade. Neste ano, tivemos 295 inscrições no edital e selecionamos 93 expositores, além dos convidados, somando cerca de 120 empreendedores participando”, contou.


O evento, que em 2024 movimentou R$114 mil em vendas, deve superar a marca de 6 mil visitantes este ano. Para Cíntia, mais do que números, o propósito é gerar conexões e aprendizado. “Nem sempre é sobre o volume de vendas. É sobre se relacionar, apresentar seu produto, fazer parcerias. Muitos empreendedores que começaram aqui voltam maiores, com novas ideias e público fiel.”

Entre eles, está o empreendedor Davi Moraes, representante da marca Pride, voltada para o público LGBTQIA+. “É importante a marca se mostrar, porque é diferente, conceituada e carrega propósito. Esse tipo de evento dá visibilidade à comunidade e amplia o leque de oportunidades”, afirmou.

Para Daniela Pinheiro, que participa pela primeira vez com sua marca de semi-jóias, o sentimento é de gratidão e superação. “Vem o medo, a insegurança, mas está dando certo. A experiência é indescritível. As expectativas estão elevadas e creio que tudo vai dar certo”, disse animada.

O evento também abre espaço para iniciativas sociais, como a feirinha de adoção do grupo Pata Voluntária. A voluntária Beatriz Martins comemorou o engajamento do público. “É uma oportunidade muito boa. As pessoas vêm prestigiar os artesãos e acabam conhecendo o nosso trabalho. Trouxemos 15 animais e já temos várias adoções encaminhadas. É gratificante ver a solidariedade florescer junto com a economia criativa”, contou.


Para o público, a experiência vai além das compras. A ferroviária Rosemilia Novaes Agra, que mora nas proximidades e foi ao evento com o marido e a filha de sete anos, destacou a atmosfera familiar. “Viemos despretensiosamente, mas minha filha logo se encantou com o circo e acabamos ficando para prestigiar as outras áreas também. É um evento acessível, com opções para todos, que movimenta o local e faz a gente se sentir parte da cidade.”

Com o picadeiro do Palhaço Mixuruca, oficinas de bordado, serigrafia e leitura infantil, o evento mistura cores, sons e oportunidades. Para o Sebrae, a proposta é transformar o entretenimento em aprendizado e visibilidade para os micro e pequenos negócios.

O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, reforçou o propósito da iniciativa. “O circo sempre foi um lugar de encantamento, e é exatamente isso que queremos proporcionar aos nossos empreendedores: a chance de encantar, aprender e vender. O ‘Seu Negócio, Um Espetáculo’ é mais do que uma feira, é um palco para o talento alagoano, que merece ser visto, valorizado e aplaudido.”


À medida que as luzes se acendem no Corredor Vera Arruda, o som de risadas, músicas e negociações ecoa entre as barracas coloridas. O espaço se firma como símbolo de reinvenção e orgulho alagoano, um verdadeiro espetáculo de criatividade, empreendedorismo e esperança.

Ascom Sebrae/AL