Programa Olhar da Gente chega ao município de Messias
Ana Cecília da Silva
O programa Olhar da Gente chegou à sua 11ª cidade nesta sexta-feira (7). Foi a vez dos moradores de Messias receberem as equipes do programa para a realização de triagens para cirurgias no Hospital da Cidade. A iniciativa se consolida como um sucesso, ao levar qualidade de vida para diversos alagoanos. O dia de triagens foi acompanhado pela senadora Eudócia Caldas e pela primeira-dama de Maceió, Marina Candia, idealizadora da iniciativa.
Marina Candia destacou, durante o evento, que em dois meses de programa foram realizadas três mil cirurgias. “Agradeço a todos que vieram aqui melhorar a vida e a vista de vocês com o melhor programa oftalmológico de Alagoas. Chegar em cada cidade e dar a certeza que vocês vão operar na semana seguinte, no melhor hospital do estado, com dignidade e rapidez, me enche de alegria”, contou.

O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, afirma que hoje se inicia uma nova vida para a população de Messias que vai realizar a cirurgia. “O Olhar da Gente atende com rapidez, todos já serão operados no próximo fim de semana, no nosso Hospital da Cidade, graças a articulação da senadora Eudócia Caldas, que trouxe esse recurso para toda Alagoas. É transformador o que está acontecendo e vai acontecer na vida de cada uma dessas pessoas”, comemorou.
Marcela Barros é secretária de Saúde de Messias. Ela agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Maceió. “Com a chegada do Olhar da Gente, estamos beneficiando 250 pessoas do nosso município com as cirurgias de catarata, que agora podem olhar a vida de outra forma, ver melhor o colorido, o rosto das pessoas. Agradeço muito à Prefeitura de Maceió, ao Hospital da Cidade e a senadora Eudócia por este momento”, afirmou.

Usuários comemoram
Raimunda da Silva, 49 anos, é moradora de Messias, tem problemas na visão há três anos e agora pode começar um novo capítulo de sua vida. “Foi ótimo esse programa, pois tenho a vista embaçada, não enxergo tão bem e agora vou poder operar. Estou muito ansiosa, achei ótimo já ser uma semana depois, pois faz tempo que espero”, disse.
Próximos passos
Após a triagem no município de Messias, os pacientes farão as cirurgias no próximo fim de semana em Maceió, no Hospital da Cidade, contando com todo o cuidado necessário, com exames pré-operatórios, cirurgias, pós-operatório e entrega de óculos escuros e medicamentos para a continuidade do tratamento e dos cuidados.

Para a segunda fase do programa, com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do SUS e do Ministério da Saúde, foram investidos R$ 9,8 milhões e a realização de 10 mil cirurgias em 30 municípios. Foram contemplados os municípios de São José da Laje, Flexeiras, Satuba, Maragogi, Ibateguara, Quebrangulo, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, União dos Palmares e Matriz do Camaragibe.