Filme premiado em Gramado abre programação cinematográfica da 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema
Longa vencedor do Festival de Gramado 2025 foi exibido na Mostra de Longa-Metragem Nacional e contou com a presença do ator Gero Camilo e diretor Douglas Soares
O cinema brasileiro foi o personagem principal durante a abertura da 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema, na noite desta segunda-feira (10). O longa Papagaios, do diretor Douglas Soares, abriu oficialmente a programação cinematográfica do evento, integrando a Mostra de Longa-Metragem Nacional.
Com Gero Camilo no papel principal, o filme foi recebido com entusiasmo pelo público e deu o tom da pluralidade estética e temática do evento na Cidade Criativa da Unesco na categoria cinema.
Misturando suspense, sátira social e uma pitada de comédia, Papagaios questiona os limites éticos da exposição midiática.
A trama gira em torno de Tunico, personagem vivido por Gero Camilo, o mais famoso “papagaio de pirata” do Rio de Janeiro, uma figura que aparece nos bastidores de reportagens e transmissões ao vivo em busca de alguns segundos de fama. Ao lado dele, Beto, interpretado pelo ator Ruan Aguiar, um jovem misterioso que se torna seu aprendiz, movimenta a narrativa com um olhar inquieto sobre esse universo.
“A ideia do Douglas Soares partiu de uma curiosidade muito antiga sobre esse fenômeno da busca por visibilidade, por essa fama entre aspas. Mas o filme vai além da sátira e assume uma forma que não vemos com frequência no nosso cinema, que é o suspense. Isso é o que torna a proposta ainda mais potente. São vários Brasis ali, e ao mesmo tempo um só”, explicou Gero Camilo.
Premiado no Brasil e no exterior, o longa venceu quatro categorias no 53º Festival de Gramado, uma das mais tradicionais vitrines do audiovisual brasileiro. Levou os Kikitos de Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo Júri Popular, Melhor Ator (Gero Camilo), Melhor Direção de Arte (Elsa Romero) e Melhor Desenho de Som (Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes). Recentemente, foi também exibido no Brazilian Film Festival de Los Angeles, onde Gero Camilo recebeu o prêmio de Melhor Ator.
“A grandeza do cinema está justamente em não ter fronteiras. Ele [o filme] dialoga com a aldeia e com a metrópole, com a beira do rio e com os centros urbanos. Estar em Penedo, com sua arquitetura colonial e sua energia histórica, é tão importante quanto ter o filme exibido em qualquer capital. O Circuito tem essa força e amplia a narrativa do Brasil para o mundo”, destacou Gero.
Entre os presentes na plateia, o morador penedense Josafá Farias relembrou os primeiros festivais realizados na cidade, ainda nos anos 1970, quando nomes como Cacá Diegues e Carla Camuratti engrandeciam o potencial do Cine São Francisco como palco para grandes lançamentos.
“Esse cinema tem história. Foi considerado o melhor do Nordeste na época. Ver o Cine Penedo recebendo uma obra tão premiada, com um ator como Gero Camilo, mostra como o festival cresceu, mas continua aqui, com a gente”, disse Josafá, que assistiu à sessão e deve acompanhar toda a programação da semana.
Para além dos prêmios, Papagaios inaugura o circuito como uma provocação sobre o que nos move enquanto sociedade, o desejo de ser visto, a manipulação das imagens e os jogos de poder por trás da mídia. Com humor ácido e atmosfera de tensão, o longa chega às margens do São Francisco abrindo diálogos com o público e com o próprio país.
Sobre o Circuito
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Cardume, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.
Ascom Circuito Penedo de Cinema 2025