Festa de Natal do INTO reúne crianças internadas e em reabilitação
O clima de Natal tomou conta do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) nesta terça-feira (16). Crianças em tratamento participaram da já tradicional comemoração natalina, realizada há 20 anos. Dezenas de pequenos pacientes receberam a visita do Papai Noel para a entrega de presentes e se divertiram com atividades lúdicas, como sessões de mágica, teatro e brincadeiras.
Para a chefe da Área de Projetos Especiais do INTO, Mariana Maciel, a iniciativa reforça o compromisso do Instituto com a humanização do cuidado. “A festa de Natal é um momento de acolhimento e de cuidado que vai além da assistência médica. Nosso objetivo é proporcionar alegria, fortalecer vínculos e mostrar às crianças e às famílias que elas são vistas de forma integral, com atenção à saúde física e emocional”, ressalta.
Realizada com recursos arrecadados em um bazar organizado a partir de doações dos próprios funcionários do Instituto, a festa integra as ações do Programa Fortalecer. Criado em 2013 pela Área de Pediatria do INTO, o programa tem como objetivo promover a prevenção de doenças crônicas e ortopédicas na infância. Ao longo de sua trajetória, mais de 600 crianças já foram beneficiadas.
Neste ano, a festa teve como tema “Uma Viagem à Terra do Papai Noel” e contou com um espetáculo especial que apresentou aos pequenos o verdadeiro significado do Natal, destacando valores como união e generosidade. As crianças também vivenciaram um momento de troca e inclusão com os jovens atletas do projeto Cadeiras na Quadra — iniciativa de tênis em cadeira de rodas voltada para crianças com deficiência, que realiza trabalho voluntário com pacientes do INTO.
Mascote do Programa Fortalecer, o cãozinho Valente também marcou presença na comemoração. Outra dupla especial animou ainda mais a tarde das crianças: Channel e Purê, cães terapeutas do projeto TEAcolhe, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Além dos presentes e dos lanches, as crianças receberam um kit da Turma do Valente, símbolo do Programa Fortalecer, com uma sacola de guloseimas e uma mochila estampada com os personagens.
Para a mãe da pequena Alicia, de 9 anos, a festa do INTO já faz parte da história da família. “A Alicia chegou aqui com apenas um mês de vida para tratar o pé torto congênito e, desde então, participamos de todas as festas. Todos os anos a gente vem. É um encontro, sabe? Porque antes vínhamos para o tratamento e, agora, voltamos para festejar junto com todas as pessoas que cuidaram dela ao longo desses anos”, relata Danielle Barreto, fisioterapeuta, de 44 anos.
Fonte: Assessoria