Crediamigo do Banco do Nordeste contrata R$ 465 milhões com microempreendedores alagoanos, até novembro
O Banco do Nordeste (BNB) contratou cerca de 465 milhões com microempreendedores urbanos em Alagoas, até novembro. O valor, financiado por meio do Crediamigo, é 8% a mais do que o contratado em 2024, no mesmo período, e abrangeu 135.887 operações de crédito.
O Crediamigo é o maior programa de microcrédito produtivo e orientado do Brasil e atende empreendedores individuais ou reunidos em grupos solidários, que atuam no setor informal ou formal da economia, a exemplo de pequenas marcenarias, sapatarias, mercadinhos, ambulantes, cabeleireiros, food trucks, entre outros.
Por meio do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), do Governo Federal, o Crediamigo realiza operações no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que possui juros subsidiados pelo Governo e prazos mais longos. Do total financiado pelo Programa, em Alagoas, até novembro, R$ 171,3 milhões foram contratos com recursos do FNE.
De acordo com o gerente estadual do Crediamigo em Alagoas, Heberth Sousa, esses financiamentos com o FNE PNMPO permitem uma atuação que abrange capital de giro e projetos de investimento, incluindo obras de construção civil, modernização de empreendimentos, entre outras destinações do crédito.
Heberth destaca algumas vantagens ao microempreendedor, impactando diretamente no crescimento e sustentabilidade dos negócios, bem como na geração de empregos. “As taxas de juros são diferenciadas, com um crédito mais acessível, o que fortalece o empreendedorismo e oferece uma maior capacidade de investimento, através da inclusão econômica de diversos atores”, atesta.
Entre as atividades que mais cresceram nos financiamentos realizados pelo Crediamigo com recursos do FNE PNMPO em Alagoas, estão: venda de cosméticos e perfumaria; confecção de peças de vestuário, com destaque para confecção de roupas íntimas; açougues; venda de doces, balas e bombons; comércio de artigos para pets; mercearias, entre outras.
Além do crédito, o Crediamigo disponibiliza consultoria negocial ao microempreendor para melhor aplicação dos recursos, de acordo com a necessidade do negócio, condições de pagamento e outras variáveis que são levadas em conta para a promoção do crescimento do cliente. “Muitos clientes iniciam com o Crediamigo, ainda no mercado informal, e se desenvolvem de tal maneira que passam a constituir empresas formais, pequenas empresas, atendidas por outras carteiras do BNB; saem do Programa, que é voltado aos microempreendedores, mas continuam no banco, crescendo junto com a instituição”, afirma.
Ascom Banco do Nordeste