Atualização da NR-1 amplia foco na saúde mental e vira tema de encontro em Maceió
A Associação Comercial de Maceió e o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) realizaram, na noite dessa quinta-feira (23), um encontro voltado à saúde mental no ambiente de trabalho a partir das atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1). A iniciativa contou com o apoio do Grupo Fonoclin.
O evento reuniu empresários, gestores e profissionais interessados em compreender as mudanças na norma, que passa a incluir, de forma mais estruturada, os fatores psicossociais na gestão de riscos ocupacionais. Durante a programação, especialistas destacaram os impactos práticos da atualização e a necessidade de adaptação por parte das empresas.

A médica, fonoaudióloga e diretora do Grupo Fonoclin, Kristhine Calheiros, ressaltou o caráter abrangente da norma. “Estivemos numa ação sobre a ampliação da NR-1, essa norma regulamentadora-mãe que rege tantas outras, e tratamos do avanço em relação aos riscos psicossociais. A ideia foi levar, de forma prática, o conhecimento para empresários e gestores entenderem como aplicar e se manterem seguros em relação a essa implementação”, destacou Calheiros.
Também palestrante do evento, a psicóloga Ana Paula Andrade pontuou a mudança de abordagem trazida pela atualização e como a NR-1 passa a incorporar uma visão mais ampla do ambiente profissional. “A norma traz um olhar mais humano para o trabalho, incluindo a saúde mental na prevenção de riscos e no cuidado com os colaboradores”, ressalta.
A ação integrou a programação do Abril Verde, mês de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, e reforçou a importância do debate diante do crescimento dos casos relacionados à saúde mental no país. A nova NR-1 entra plenamente em vigor a partir de 26 de maio e, até essa data, empresas de todo o país precisam se adequar às mudanças, que envolvem a inclusão de riscos psicossociais, como estresse, assédio moral e sobrecarga de trabalho, no gerenciamento de riscos ocupacionais.
A superintendente da Associação Comercial de Maceió, Isabella Bezerra, destaca que o evento também cumpre o papel de aproximar o setor produtivo de temas estratégicos. “Com este evento, a Associação reforçou, mais uma vez, o seu compromisso de apoiar, capacitar e gerar oportunidades para os empresários, promovendo conhecimento, inovação e parcerias que fazem a diferença no mercado”, conclui Isabella.
Fonte: Algo Mais Comunicação Corporativa