OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

31/07/2020 às 15:12

Covid-19: AL tem 2ª melhor nota no ranking de transparência de contratações emergenciais

Governador ressalta ações de transparência no combate ao coronavírus em Alagoas Governador ressalta ações de transparência no combate ao coronavírus em Alagoas

Severino Carvalho

Com desempenho avaliado como “ótimo”, Alagoas avançou mais cinco posições no ranking que mostra o grau de transparência na divulgação dos contratos emergenciais feitos durante a pandemia da Covid-19. O levantamento feito pela organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional, divulgado nesta sexta-feira (31), evidencia Alagoas na 4ª posição, com a segunda melhor nota do país: 98,73 pontos, bem próximo da avaliação máxima atingida pelos estados do Ceará, Espírito Santo e Rondônia. A pontuação média dos estados brasileiros é de 85,7.

No estudo, que está em sua terceira edição, a ONG analisa os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal, além de todas as 27 capitais. Os critérios de avaliação do ranking se baseiam no guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19, cujo manual foi lançado em maio e produzido em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Ao comentar o ótimo desempenho de Alagoas, o governador Renan Filho afirmou que o Estado sempre tem se posicionado de maneira transparente no enfrentamento à Covid-19. Essa postura, segundo ele, facilita o diálogo com todos os envolvidos no combate à pandemia e faz a informação chegar ao cidadão de maneira nítida e ágil.

“Isso ajuda a combater a pandemia e nos traz mais resultados positivos no curto prazo, colaborando, inclusive, em salvar vidas. Por isso a gente trabalha, por um lado, para atender as necessidades de saúde do cidadão e, ao mesmo tempo, agindo de maneira transparente. São importantes esses rankings internacionais que hierarquizam a dedicação de cada Estado com relação ao tema transparência”, observou Renan Filho.

A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, atribui o ótimo desempenho de Alagoas no levantamento ao trabalho de toda a equipe do Governo do Estado que, mesmo num momento de extrema dificuldade em meio à pandemia, não descuidou da prestação de contas à sociedade.

“Nós entendemos que o ranking é importante porque demonstra essa responsabilidade que nós temos em fortalecer o controle social. E para que isso aconteça, temos um site que reflete efetivamente onde e de que forma investimos os nossos recursos, seguindo estritamente a legislação”, destacou Bugarim.

O Portal da Transparência do Estado de Alagoas  disponibiliza as prestações de contas de todos os recursos aplicados no combate à pandemia do novo coronavírus. As informações podem ser acessadas por todos os cidadãos alagoanos. Para facilitar a navegação do usuário, todos os investimentos referentes à Covid-19 foram agrupados em uma página exclusiva, que pode ser acessada por meio do menu do Portal da Transparência. Clique aqui e confira.

Na página, é possível ver gráficos com os empenhos por categoria e por órgãos, além de abrir o sistema de busca de todas as despesas com a Covid-19 – que funciona com o mesmo formato de busca já utilizado pelo Portal da Transparência. A seção foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

Mais informação

O Estado conta, ainda, com o portal Alagoas Contra o Coronavírus , desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), que divulga diariamente informações sobre a situação da pandemia.

Painel Covid-19 é outra plataforma interativa, que reúne diversos dados relacionados ao coronavírus. Desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a ferramenta recebe atualizações desde a sua criação e disponibiliza mapas, gráficos e dados em formato aberto

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.