A candidatura a prefeita de Maceió da professora e ex-reitora da UFAL, Valéria Correia, vem causando impacto na esquerda da capital alagoana. Desde o anúncio de sua intenção em disputar a prefeitura da maior cidade de Alagoas, Valéria Coreia vem recebendo apoio de diversos setores da cidade como: o movimento de luta por moradia, MTST; lideranças do movimento sindical; movimentos de luta por reforma agrária; movimento estudantil e outros.
“Nossa candidatura é fruto da necessidade do campo progressista maceioense apresentar uma alternativa para a nossa cidade. As 4 ditas principais candidaturas [Alfredo Gaspar, JHC, Davi Davino e Cícero Almeida] representam o mesmo projeto que está desde sempre no poder, projeto este que exclui as mulheres, os negros, os trabalhadores e os moradores da periferia. Nossa proposta é o inverso, trazer todos esses setores para a participação da política em Maceió. Queremos ver a orla lagunar e as regiões periféricas com o mesmo desenvolvimento que a orla marítima.” Afirma a candidata.
O melhor resultado do PSOL nas eleições municipais de Maceió foi em 2012 quando Alexandre Fleming obteve 20.561 votos (5,13%).
Já para as candidaturas proporcionais, o objetivo é recuperar uma vaga na Câmara Municipal, algo que não acontece desde que Heloisa Helena (REDE) saiu do partido. “Temos uma excelente chapa de vereadoras e vereadores. Nomes como o da educadora popular na Vila Brejal e liderança do movimento de mulheres da cidade, Lu Araújo, do bancário e sindicalista Izac, mais conhecido como Izac da CUT, o presidente licenciado do SINDSPREF, Sidney Lopes, a agente de saúde, Riso Costa, duas candidaturas coletivas: a bancada da periferia, que representa a luta por moradia dos trabalhadores maceioenses e a bancada negra, que reúne diversos coletivos do movimento de negros e negras da cidade e as demais 11 candidaturas que representam importantes setores da sociedade. Podemos sim conseguir uma cadeira na Câmara para o ano que vem” Comenta uma liderança do partido.
Em tempo: A ida de Ronaldo Lessa para chapa do PSB ainda não se reverteu
num aumento de votos em JHC. Nesse cenário, somado com a dificuldade de Cícero
Almeida em manter sua candidatura, a força da candidatura de Valéria pode alcançar, e
até superar em muito, as metas eleitorais do PSOL.
Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.