OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de outubro de 2020

Trânsito

08/10/2020 às 16:48

Não uso de cinto de segurança e excesso de velocidade estão entre as infrações mais cometidas em feriados

Feriado prolongado, para ser seguro, depende de conscientização no trânsito. Antes de sair de casa por exemplo, confira se todos estão usando o cinto de segurança e se as crianças estão nos dispositivos de retenção (cadeirinha). Medida simples, mas que está entre as infrações de trânsito mais cometidas durante os feriados nas vias e rodovias do país.

Durante o feriadão muitos motoristas também se esquecem que desde novembro de 2016 dirigir sob influência de álcool, conforme artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração gravíssima punida com a suspensão do direito de dirigir por até 12 meses e multa, que também é aplicada ao condutor que se nega a se submeter ao teste do bafômetro. Além de responder na esfera administrativa, o condutor também pode ser preso em flagrante, conforme o artigo 306 do CTB.

Assim como associar álcool e direção, desrespeitar os limites de velocidade coloca em risco a vida do condutor e dos demais usuários da via. Nas estradas paranaenses, no mesmo período do ano passado, segundo dados enviados pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o órgão registrou 917 infrações de  excesso de velocidade.

A redução da velocidade é essencial para conter a incidência e a gravidade dos acidentes. “São muitas as desculpas dadas por condutores para transitarem em velocidade excessiva. Pressa, desatenção à sinalização, ilusão de gastar menos tempo até chegar ao destino, autoconfiança, prazer pela velocidade, entre outras. Mas, o que todos precisam sempre ter claro, é que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves, sequelas e mortes no trânsito. Aproveitar o feriado é ir e voltar em segurança”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

Fonte: Lide Comunicação


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2020 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.