OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

23/05/2018 às 11:54

Utilização da biomassa é tema de seminário em Maceió

Seminário reuniu pesquisadores de todas as regiões do País Seminário reuniu pesquisadores de todas as regiões do País

Ronaldo Lima

Matérias que podem ser transformadas em energia, como bagaço de cana, casca de coco e capim-elefante são temas abordados nesta terça-feira (22), no auditório da Federação da Agricultura (Faeal), durante o seminário Biomassa, Energética e Sustentabilidade. Evento reúne pesquisadores, professores, técnicos e produtores com debates em quatro painéis sobre o tema.

A Biomassa como Fonte de Energia Renovável; Potencial Produtivo e Atributos de Qualidade Energética do capim-elefante; Potencial Produtivo e Características da Cana para Fins Energéticos e Soluções para Transformar Biomassa em Bioenergia foram temas abordados e discutidos entre os participantes.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, o seminário em Alagoas é de grande relevância e estratégico por sua temática, onde se discute com especialistas, pesquisadores, professores e estudantes, possibilidades da biomassa no aproveitamento na matriz energética tanto para o Estado de Alagoas como para o Brasil.

Segundo Santiago, também está sendo discutida uma lei recém-promulgada, a Renovabio, que trata de disciplinar toda política nacional de biocombustível sobre o aspecto econômico e ambiental. “Uma excelente oportunidade para discussão de temas relevantes e estratégicos para o país como um todo”.

Marcelo Fernandes, coordenador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, destaca que o seminário tem como um dos principais motivadores, a recente regulamentação da Renovabio, cujo propósito é a expansão dos biocombustíveis no Brasil, aliando sustentação energética, ambiental e social.

“O evento passa a ser uma grande oportunidade de conhecimento dessa política, para entendimento de suas contribuições para o setor sucroenergético e nas ferramentas a serem utilizadas na comprovação do seu desempenho ambiental na produção de biocombustível”, explica Marcelo Fernandes.

De acordo com Manoel Cabral, da Embrapa Recursos Genéticos, o seminário visa apresentar alguns resultados de pesquisas e alternativas, principalmente o campim-elefante que pode ser usado como fonte de energia térmica. “Também foram analisados diversos resíduos como casca de coco e bagaço de cana, que têm potenciais para geração de energia térmica”.

Com o tema Perspectivas com o Programa Nacional de Biocombustíveis, o evento traz para Maceió pesquisadores de várias regiões do País, de instituições públicas e privadas sobre o tema.

Em um dos painéis, o secretário de Estado da Agricultura, Antônio Santiago, ministrou uma palestra apresentando resultados de pesquisas e novas oportunidades para o aumento da produção e uso da biomassa na geração de energia.

Uma iniciativa da Embrapa, o seminário contou com a parceria Seagri, Faeal, Ufal, Sindaçúcar-AL, União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), GranBio, Sykué, Grupo Carlos Lyra, Usina Seresta, Usina Coruripe, Grupo Toledo, Ridesa.

Ascom Seagri


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.