OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

05/06/2018 às 12:20

1º Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar reafirma tradição leiteira de Jacaré dos Homens

1º Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar reafirma tradição leiteira de Jacaré dos Homens 1º Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar reafirma tradição leiteira de Jacaré dos Homens

Maior vitrine do trabalho do pequeno produtor de leite, o 1º Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar, promovido pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e Associações de Produtores da Zona Urbana de Jacaré dos Homens, demonstrou a vocação dos pequenos produtores e a produtividade da categoria.  O evento  reuniu fêmeas gir e girolando, nas categorias novilhas e adultas, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em Jacaré dos Homens.

Com 11 animais no páreo, o Torneio elegeu o rendimento leiteiro de 40,8 quilos, após uma série de 4 ordenhas, da fêmea adulta  do produtor Davi Souza. Na categoria novilha, o banho de leite do campeão foi para o produtor “Bico”, com a vaca jovem, produtora de  26 quilos. O incentivo vindo do Torneio animou os produtores, que fizeram do Torneio ponto de encontro e valorização da  atividade, segundo Davi Silva, vencedor da categoria adulta.  “É importante vir ao público, mostrar a relevância do nosso trabalho, que muitas vezes, pelo cotidiano, fica esquecido na zona rural. A população de Jacaré prestigiou e celebrou a cultura leiteira”, ressaltou o produtor.

A CPLA, com apoio da prefeitura municipal, governo de Alagoas e Secretaria de Agricultura premiou todos os participantes com kits de ordenhas e higiene animal. Um bônus em R$ 800,00 foi ofertado pela cooperativa para investimento na Associação.

Conhecimento

Entre uma ordenha e outra, durante os três dias de competição não faltou conteúdo técnico compartilhado pela equipe da CPLA. A cooperativa, em parceria com o Sebrae/AL,  ministrou duas  palestras, realizada na sexta-feira,1º de junho, data que comemora-se, mundialmente, o Dia do Leite.

O gerente adjunto de agronegócio do Sebrae/AL, Marcos Fontes, levou o tema melhoramento genético e apresentou facilidades na aquisição de embriões e biotecnologias de reprodução. “São facilidades realmente que cabem no bolso do pequeno produtor e que vai acelerar em, pelo menos quatro gerações, o potencial do rebanho. São investimentos onde o pequeno produtor entra com a contrapartida de 20% e que vai sentir a evolução de produtividade”, explicou Fontes se referindo ao Programa Crescer no Campo Leite e Derivados.

A segunda pausa do Torneio aconteceu também para as orientações da CPLA repassadas na palestra “Cooperativismo e sustentabilidade”. “O cooperativismo é o nosso melhor instrumento de trabalho e organização pela via da agricultura familiar. Os produtores estão de parabéns pela qualidade dos animais expostos e comprovação, na prática, de suas produções. Vamos continuar levando essa irreverência e desenvolvimento técnico para as comunidades com mais torneios em nossas associações”, declarou Monteiro.

O Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar da Associação de Produtores da Zona Urbana de  Jacaré dos Homens contou com o prestígio da ex-prefeita de Arapiraca, Célia Rocha. “Estou surpresa e ao mesmo tempo orgulhosa em ver o quanto nossa agricultura familiar é grande e forte. Me coloco à disposição para defender essa atividade que tanto emprega  e permite às famílias do campo sobreviverem”, narrou Célia aos produtores.

Dia Mundial do Leite

No Dia Mundial do Leite,  comemorado no 1º de junho,  a equipe da CPLA aproveitou para comemorar a data ao lados dos produtores. Num ato  em prol da data,  o presidente Aldemar Monteiro reuniu equipe e produtores para fazer um brinde com um brinde regado a leite.

“Esse é o líquido que nos alimenta, que emprega, gera riquezas e que deve nos acompanhar por toda vida. Nosso trabalho é o leite e pelo leite nos desafiamos a investir e produzir mais e melhor. O leite está presente no mundo inteiro e emprega bilhões de pessoas. Por isso, vamos celebrar a data trabalhando mais por ele e incentivando seu consumo”, advertiu Monteiro.

Com uma pauta própria para o setor, em Alagoas, segundo a CPLA, a data coloca em discussão o projeto da UBL como maior vetor em destaque dos últimos tempos.  A cooperativa renovou seu pedido de apoio à Célia Rocha. “Comprovamos os impactos e revitalização que vem embutidos com esse projeto. Estamos levando essa pauta aos ministério de governo e reforçando apoio aos instrumentos de estado”, revelou Rocha. 

fonte: BCCOM Comunicação


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.