OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 30 de abril de 2024

Notícias

01/08/2018 às 19:21

Sebrae realiza capacitação para ‘Nota Fiscal de Comércio e do Agricultor' em Maceió

Encontro abordou questões como emissão de notas fiscais e cálculos, além de outras dúvidas dos participantes Encontro abordou questões como emissão de notas fiscais e cálculos, além de outras dúvidas dos participantes

Com a proposta de fomentar o desenvolvimento dos municípios alagoanos, principalmente por meio do empreendedorismo, o Sebrae em Alagoas realiza diversas capacitações pelo Estado. Na manhã dessa terça-feira (31), em Maceió, foi promovido um encontro para falar sobre ‘Nota Fiscal de Comércio e do Agricultor'. O objetivo do evento foi orientar os Agentes de Desenvolvimento e os técnicos responsáveis pelas Salas do Empreendedor de vários munícipios alagoanos para que eles saibam como acessar e emitir a nota fiscal eletrônica.

A capacitação foi ministrada por Sérgio Lins Machado, auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL). Na oportunidade, Sérgio falou sobre a emissão de notas fiscais eletrônicas do comércio e do agricultor e cálculos referentes a elas, além de tirar as dúvidas do público. O evento foi dividido em dois momentos: o primeiro, mais teórico, em que foi apresentado o novo sistema de serviço online da Sefaz, que é a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica; e o segundo momento, no qual os participantes colocaram o conhecimento em prática emitindo uma nota fiscal.

Sérgio Lins ressaltou a importância da capacitação para o público. “O encontro foi de extrema relevância para os participantes, pois foi uma forma de tirar as dúvidas de cada um para que a relação com os empresários e produtores das regiões nas quais eles desenvolvem trabalhos seja estreitada.”, afirmou. Ainda de acordo com Sérgio, o Microempreendedor Individual (MEI) não é obrigado a emitir nota fiscal para pessoa física, no entanto, para pessoa jurídica existe uma obrigatoriedade. Sabendo disso, a Sefaz disponibilizou para o MEI um aplicativo em que é possível fazer a emissão da nota e o certificado digital gratuitamente para esse usuário.

Tatiana Eigler, analista da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae em Alagoas, também frisou a importância do evento para os servidores, sobretudo para os responsáveis pelas Salas do Empreendedor do estado, equipamentos fundamentais para o atendimento ao público, como os Microempreendedores Individuais (MEI), para prestar consultorias empresariais e ofertar serviços de formalização, alteração e baixa de empresas, por exemplo.

“Nós pensamos nessa capacitação para fazer com que as pessoas responsáveis pelas Salas do Empreendedor dos municípios comecem a emitir a nota fiscal tanto do comerciante quanto dos agricultores. Além de trazer informações, outro objetivo desse encontro foi estreitar a relação entre comércio, agricultor familiar e município.”, pontuou a analista.

Entre os participantes da capacitação estava Daniele Firmino, Agente de Desenvolvimento do município de Ibateguara. Ela destacou como esses encontros podem ajudar no trabalho desenvolvido por eles. “É visível a necessidade e a dificuldade dos empresários locais que chegam na Sala, e esses momentos contribuem para esclarecer todas as nossas dúvidas e, consequentemente, as deles também. Além disso, nós podemos, agora, ajudar os empreendedores emitindo a nota fiscal, sem que eles precisem se deslocar para isso. Essa iniciativa de capacitações é enriquecedora para o nosso trabalho.”, pontuou.

A próxima capacitação sobre ‘Nota Fiscal de Comércio e do Agricultor' será no dia 07/08, às 8h30, no Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca. O evento é gratuito e destinado somente aos servidores públicos municipais e representantes de Salas do Empreendedor. Para mais informações, basta ligar para o telefone (82) 4009-1687 ou enviar um e-mail para: [email protected]

fonte: Agência Sebrae Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.