OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

03/01/2019 às 13:04

Projeto auxilia produtores no manejo e produção de leite de cabra

Produtores participam de exposições em diferentes cidades de AL. Foto: Arquivo Pessoal Produtores participam de exposições em diferentes cidades de AL. Foto: Arquivo Pessoal

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Com o intuito de auxiliar produtores e famílias em algumas cidades, o grupo Nutrição e Produção Animal do Agreste Alagoano (NP Agreste) da Universidade Federal de Alagoas realiza ações para incentivar a produção de leite de cabra de forma correta. O projeto é realizado em pequenas propriedades nos municípios de Igaci, Limoeiro de Anadia, Arapiraca e Coité do Nóia.

Inicialmente, o grupo atua no incentivo à alimentação correta das cabras leiteiras, usando alimentos disponíveis próximos às propriedades para que afete a produção e a qualidade de leite positivamente. E depois, é feita a avaliação da qualidade do leite das cabras dos produtores envolvidos com o projeto. 

A iniciativa começou no Capril Dona Vânia, em Limoeiro de Anadia, e em seguida as relações foram ampliadas para produtores de outras associações. De acordo com a professora Josilaine Matos, do Campus Arapiraca, o principal objetivo é alavancar a caprinocultura, atividade zootécnica voltada para a produção de leite de cabras de forma técnica e profissional intentando a lucratividade para o produtor.

“De forma direta atingimos as famílias dos produtores de cabras, de forma positiva tanto economicamente quanto de valorização pela presença e atuação da Universidade nas propriedades. A comunidade local e os municípios vizinhos são impactados pelo consumo de leite de cabra e seus derivados com qualidade e compromisso com o meio ambiente”, afirma a docente. 

A pesquisa é desenvolvida por técnicos e professores do curso de Zootecnia do Campus Arapiraca e do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) em conjunto com pequenos produtores ligados a Associação de Agricultores Alternativos (Aagra) de Igaci, a Cooperativa de Agricultores Familiares do Sertão Alagoano (Cafisa), em Pão de Açúcar, a Associação de Pequenos e Médios Criadores de Animais de Produção do Agreste Alagoano (Aspemeal), em Arapiraca, e a outras associações e cooperativas.

Além de participar do projeto, desde 2014, Josilaine também realiza treinamentos com produtores, para que eles realizem a ordenha de forma correta, promove exposições de animais e ministra palestras e minicursos com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva de leite de cabra com autoridades, técnicos e produtores.





Fonte: Ascom Ufall

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.