OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

27/11/2017 às 07:52

Exposição mostra povos indígenas do Nordeste

Fotografias expostas de povos indígenas foram registradas por professor Siloé Amorim Fotografias expostas de povos indígenas foram registradas por professor Siloé Amorim

Está aberta para visitação a exposição Memórias – Narrativas em preto e branco, do antropólogo e artista visual, Siloé Amorim, professor do curso de Ciências Sociais da Ufal. Os trabalhos estão expostos na galeria de artes do Sesc Arapiraca até o dia 21 de dezembro.

 A exposição compõe 30 fotografias extraídas do vasto acervo particular, selecionadas pelos curadores Alice Barros e Robertson Dorta. “É um fragmento simbólico significativo sobre ‘resistência’ e ‘ressurgência’ indígena, e sua itinerância que visa contribuir para a reflexão e preservação da memória imagética da cultura e da identidade étnica dos povos indígenas”, destacam os curadores.

A pesquisa e registros se estenderam durante uma década de imersão entre povos indígenas dos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. As fotografias em preto e branco foram feitas com câmera analógica, reveladas com nitrato de prata sobre gelatina, impressas em papel fotográfico Ilford de fibra.

Siloé Amorim, natural de Palmeira dos Índios, Alagoas possui graduação em Antropologia Social pela Escola Nacional de Antropologia e História/Enah (1996), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010).

Informações e agendamentos pelos telefones 3482-2402 e 3482-2400. A classificação é  livre.     





Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.