OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

03/11/2019 às 06:48

9ª Edição da Bienal do Livro de Alagoas atrai bom público nas ruas do Jaraguá

Início das atividades da 9ª Bienal do Livro de Alagoas aconteceu em Jaraguá, nas escadarias da Associação Comercial (Fotos: Renner Boldrino) Início das atividades da 9ª Bienal do Livro de Alagoas aconteceu em Jaraguá, nas escadarias da Associação Comercial (Fotos: Renner Boldrino)

Izadora Garcia, relações públicas

As ruas ladrilhadas do Jaraguá se encheram de cor e luz para dar boas vindas à 9ª Edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A solenidade de abertura, que aconteceu ao ar livre nas escadarias da Associação Comercial na noite de ontem (1º), encantou o público, mostrando a importância da valorização da arte e da cultura e realçando a beleza do bairro histórico.

A movimentação de pessoas, o varal de lâmpadas amarelas e a atmosfera de animação dada pela música ao longo da Rua Sá e Albuquerque relembraram os tempos em que o bairro concentrava a vida noturna de Maceió. E a revitalização do centro histórico é só mais uma das expectativas geradas pelo ousado projeto de trazer um evento do porte da Bienal em um novo formato.

A solenidade foi iniciada pela fala da diretora da Edufal, Elvira Barreto, que saudou o público, falando sobre a concepção do evento em um formato diferente. A coordenadora da 9ª Edição da Bienal Internacional do Livro também apresentou o vídeo institucional mostrando uma visão aérea do circuito literário, que tem cerca de um quilômetro e se inicia no Arquivo Público de Alagoas e é finalizado no charmoso Espaço Rex.

Compuseram a frente de honra a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia; a secretária de Cultura do estado de Alagoas, Melina Freitas; o vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes; o diretor-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes); a secretária Municipal de Educação e reitora emérita da Ufal, Ana Dayse Dórea; e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira.

Representando o prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira falou sobre como o evento, que já era importante para o circuito cultural da cidade, ajuda no projeto de revitalização do bairro de Jaraguá. “Depois desse evento, que já é um sucesso, nossa cidade será vista como um cartão-postal cultural, da educação e da leitura. É algo que a nossa juventude e nossa população precisam”, avaliou.

A secretária estadual de Cultura, Melina Freitas, falou em nome do governador Renan Filho e parabenizou a Universidade pela realização do evento: “É uma honra e uma satisfação para o governo do estado fazer parte desse evento que reverberará o nome de Alagoas por todo o país. E parabenizo a Universidade pela ousadia e coragem de trazer a Bienal para as ruas”.

Reitora faz forte discurso em defesa da cultura, educação e democracia

A reitora da Ufal, Valéria Correia, encerrou as falas da noite com um forte e emocionado discurso sobre como foi entregar a Bienal na conjuntura atual do país e da Universidade. “Realizar este evento com o tema Livro aberto: leitura, liberdade e autonomia é muito caro aos tempos que estamos enfrentando”, enfatizou.

A gestora falou sobre a importância da Ufal para o povo alagoano, da evolução de sua qualidade acadêmica, atestada pelas recentes avaliações realizadas pelo MEC e por rankings internacionais, e sobre o processo de desqualificação que as instituições de ensino federais vêm passando.

“A Ufal abraça todo o estado de alagoas com seus quatro campi, abrangendo boa parte dos nossos municípios com seus projetos de pesquisa e extensão, servindo ao povo por meio do seu Hospital Universitário, suas bibliotecas, museus, equipamentos culturais, de sua produção intelectual e artística e de eventos como este. Entretanto, mesmo com sua qualidade atestada pelo povo, pelo conceito 4 do Inep e por rankings internacionais como o da Times Higher Education, a Ufal sofre com cortes no orçamento e com ataques a sua autonomia e liberdade de cátedra”, frisou. E completou “Conseguimos o desbloqueio parcial de recursos graças à pressão popular, vinda de um povo que atesta nossa importante e defende a Universidade. Vamos em frente”.

Durante o discurso, agradeceu a parceria com os órgãos municipais e estaduais, com o Sistema S e com a iniciativa privada, que foi fundamental para a realização do evento. Também homenageou os servidores e estudantes da Universidade que participaram direta da produção da Bienal.

“Não é fácil gerir uma instituição de ensino quando o próprio Ministério da Educação desqualifica suas 63 universidades federais. Mas estamos aqui, ao lado do povo, investindo em ciência, educação e cultura. E é nesse contexto que a Ufal entrega a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que, com certeza, será um evento memorável”, finalizou.

Personagens dando vida ao Jaraguá

Ao final da solenidade, a apresentação surpresa encantou: uma Medusa fazendo malabarismo com fogo, uma emburrada beata Dorotéia andando apressada entre o público e personagens da literatura infantil como Peter Pan, a Bela, a Fera e Sininho correndo, animados, pelas escadarias da Associação Comercial.

Sob as estrelas e embalados pela contagiante percussão de Maracatu do Coletivo AfroCaeté, personagens, autoridades e plateia foram convidados a participar de um cortejo até a entrada do Espaço Armazém, que abrigará a feira de livros, para o corte da fita inaugural.

Durante os 10 dias de evento, a realização do evento espera receber aproximadamente 300 mil pessoas e garante novas surpresas. “Ficamos felizes em ver o público emocionado com as histórias saindo das páginas dos livros e colorindo Jaraguá, mas ainda tem mais novidades vindo por aí e quem vier conferir não vai se arrepender”, prometeu Adriana Manolio, uma das produtoras culturais responsáveis pela abertura.





Fonte: ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.