OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

04/12/2019 às 13:02

No mês de aniversário, Arquivo Público traz Lilia Schwarcz em programação especial

Antropóloga Lilia Schawarcs, autora de livros como “O espetáculo das raças Antropóloga Lilia Schawarcs, autora de livros como “O espetáculo das raças" e “As barbas do imperador", é atração no mês de aniversário do APA - Veja

Wellington Santos
Agência Alagoas

A 39ª edição do tradicional Chá de Memória, evento mensal do Arquivo Público de Alagoas, brinda o público nesta quarta-feira (4), a partir das 19h, com palestra da renomada antropóloga Lilia Schwarcz para abordar o tema ‘Autoritarismo Brasileiro’”. 

O evento faz parte das comemorações dos 58 anos de existência do APA que desde segunda-feira (2) oferta uma programação especial de aniversário que se estenderá por todo o mês de dezembro, na sede do APA, à rua Sá e Albuquerque, no Jaraguá, em Maceió.

A programação traz eventos gratuitos ao público, como oficinas, mesas-redondas com temas palpitantes, seminários e uma novidade, como explica a superintendente do APA, Wilma Nóbrega: “Este mês comemorativo aos 58 anos de fundação do APA é uma forma de apresentar à sociedade as ações que vêm dando certo, a exemplo do Projeto Chá de Memória, que chega à sua 39ª edição, sempre atraindo um número significativo de intelectuais, estudantes e profissionais de várias áreas. Neste Chá de Memória Especial, o APA traz para o público a renomada antropóloga Lilia Schwarcz para abordar o tema ‘Autoritarismo Brasileiro’”.

Lilia trará ao público a tese do seu recém-lançado livro "Sobre o autoritarismo brasileiro" (Companhia das Letras). No Chá de Memória, ela destrinchará as feições do autoritarismo à brasileira, que nasce na escravidão e nas mazelas do racismo e passa pelo patrimonialismo, violência, corrupção e pela desigualdade de gênero, resultando na polarização atual.

Lilia, além de antropóloga, é historiadora, professora da USP (Universidade de São Paulo) e global scholar em Princeton (Estados Unidos). É autora, entre outros livros, de “O espetáculo das raças", “As barbas do imperador", “Brasil: uma biografia”, "Lima Barreto, triste visionário" e "Dicionário da escravidão e liberdade", com Flavio Gomes. Foi curadora de uma série de exposições, dentre as quais “Um olhar sobre o Brasil”, “Histórias mestiças”, “Histórias da sexualidade” e “Histórias afro-atlânticas". Atualmente é curadora adjunta do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

Já nesta segunda-feira (2), a programação de aniversário será aberta com a oficina "Pedidos de Patentes, Marcas e Desenho Industrial", que terá como facilitador Elton Henrique, das 9h às 12h. O público poderá fazer sua inscrição na hora da chegada ou pelo telefone/e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." target="_blank">alarquivopubl[email protected], 3315-7879 e/ou 98801-3509.

"É um momento de muita alegria para Alagoas o Arquivo Público chegar aos seus 58 anos com tanta vivacidade e cumprindo um dos pilares da gestão do governador Renan Filho: o da proximidade com a sociedade", destaca o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias.

Projeto para crianças também é lançado no aniversário

Wilma Nóbrega aproveita o mês de aniversário do APA para anunciar também o lançamento do Projeto Suquinho de Memória, que é uma atração para atrair as crianças, com brincadeiras, jogos e apresentações culturais. “O objetivo é promover na criança o conhecimento e a valorização de sua herança cultural, social e histórica e fortalecer os sentimentos de identidade e cidadania para crianças entre 3 e 12 anos de idade", explica.

O projeto Suquinho de Memória tem parceria com o grupo de pesquisa Representações do Lugar (Relu), do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), subsidiando material educativo que será usado com as crianças. O projeto tem apoio também do Programa Criança (Cria), do Governo de Alagoas. No lançamento, o pastoril Folguedo Natalino será apresentado pelas crianças da Escola Brilhando no Viver, do bairro de Cruz das Almas.

Outra atração na programação é a mesa-redonda “Intolerância, Racismo e Autoritarismo”, que será coordenada pelos professores Zezito Araújo, Gustavo Gomes e Anderson Gomes, também na quarta-feira (4), às 16h. 

Antes, às 14h, o público poderá assistir ao Seminário “Arquivos em Alagoas", com a própria Wilma Nóbrega, Jacineide Maia, Irineia Franco e Maristhela Vasconcelos.

As escolas interessadas em levar seus alunos podem entrar em contato agendando sua visita através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." target="_blank">[email protected] ou ligar para 3315 7979 e/ou 98801 3509.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.