OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de dezembro de 2018

Direitos Humanos

20/08/2018 às 17:22

Ministério Público chega ao Pilar com ações de cidadania e prevenção à violência

Evento reuniu estudantes de escolas estaduais e municipais e representantes da comunidade Evento reuniu estudantes de escolas estaduais e municipais e representantes da comunidade

Ascom MPE/AL

O projeto Direito Humanos em Pauta, uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) realizada, desde o ano passado, em escolas, universidade e centros comunitários, chegou, nesta segunda-feira (20) ao município de Pilar. Com palestras sobre bullying, violência doméstica, combate ao uso de drogas e a importância do voto consciente, as atividades ocorreram no Ginásio Poliesportivo Humberto Gomes e na Escola Municipal Jarbas Passarinho para um público formado por 800 estudantes, de três escolas estudais e cinco escolas municipais, e 200 pessoas, entre comunidade escolar e convidados.

Durante o evento, a campanha “Agosto Lilás”, que combate a violência doméstica contra mulheres, foi apresentada ao público pela promotora de Justiça e coordenadora do Direito Humanos em Pauta, Marluce Falcão. Com proximidade das eleições também foi dado ênfase à importância do voto como meio para o exercício da cidadania.

“O Ministério Público tem um papel importantíssimo quando o assunto é cidadania. O projeto Direitos Humanos em Pauta é resultado de uma instituição resolutiva, que atua por meio de ações proativas em todo o Estado de Alagoas. A intenção é discutir, principalmente com os mais jovens, o que são direitos humanos e como exercê-los. Por isso, apresentamos a eles a campanha Agosto Lilás e teremos palestras com temas atuais e que falem de situações que fazem parte das rotinas dos alunos, dos pais e dos professores. Com estes alunos mais conscientes, teremos agentes multiplicadores que podem transformar a sociedade com a estruturação do que é cidadania”, disser Marluce Falcão.

Com palestras, vídeos educativos, rodas de conversa e apresentações culturais, o projeto “Direitos Humanos em Pauta – Cidadania nas Escolas” foi recebido pelo promotor de justiça Silvio Azevedo, titular da Promotoria de Pilar, que realizou a palestra sobre a importância do voto e, junto com a promotora de justiça Miryã Ferro, conversou com representantes de instituições sobre a segurança pública. As atividades também teve a palestra da promotora Dalva Tenório, que falou sobre abuso sexual contra crianças e apresentou o projeto Com Criança Nãos e Brinca.

“As atividades do Direitos Humanos em Pauta servem ao conhecimento e ao crescimento de cada um que está aqui. È um projeto que alcança várias vertentes. Falar sobre o uso e o aliciamento às drogas, abuso sexual, dependência química e violência doméstica, a importância do voto, cyberbullying é de grande relevância para que essas pessoas tenham consciência dos males que todas essas questões podem causar”, explicou Silvio Azevedo.

O evento Ainda contou com a apresentação de ballet, de crianças assistidas pelo projeto pilares da Sociedade. Além disso, teve a apresentação de um coral de crianças com necessidades especiais e duas adolescentes que cantaram uma paródia da Música “Era Uma Vez”, da compositora Kell Smith, onde elas alertavam para violência contra mulher.

As atividades foram finalizadas com uma palestra das policiais do Batalhão de Polícia, Ana paula Jatobá e Sirlene Tenório, sobre o perigo do abuso do álcool, tabaco e outras drogas, e da psicóloga Adriana Oliveira, da Secretária de Estado da Prevenção Contra Violência (SEPREV), que falou para os alunos sobre bullying e cyberbullying.

Prestigiaram o evento, além dos membros do Ministério Público e da SSP/AL e da Seprev/AL, o prefeito de Pilar, Renato Rezende; a secretaria municipal de educação, Ivanilda Rodrigues, a secretaria municipal de assistência Social, Cecília Herman; a defensora pública, Ariana Matos; o chefe da Guarda Municipal do Pilar, Coronel Robson Cavalcante; e o comandante do Batalhão da Polícia Militar da região, Major Coutinho.

Galeria de Fotos

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.