OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

17/07/2017 às 18:43

Estado de Alagoas ganha ampla divulgação em evento sobre ciência em Belo Horizonte (MG)

Presentes a 69ª Reunião da SBPC , em Minas, alagoanos apresentam dados e vocações dp Estado na área de CT&I Presentes a 69ª Reunião da SBPC , em Minas, alagoanos apresentam dados e vocações dp Estado na área de CT&I

Naísia Xavier

Dois estandes, um só convite: SBPC em Alagoas, esperamos por você. A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência será realizada na cidade de Maceió, em julho de 2018.

Enquanto isso, as instituições de pesquisa divulgam o Estado na reunião deste ano, que começou no domingo (16), no campus Pampulha, da Universidade Federal de Minas Gerais, e se estende até o sábado (22).

Uma parceria entre Governo do Estado e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) possibilitou um estande para divulgar o evento do próximo ano para a comunidade científica e gestores de Ciência, Tecnologia e Inovação de todo o Brasil, além de toda a sociedade e da mídia, que também têm comparecido aos diversos espaços.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi responsável pela realização do estande, a partir de projeto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Turismo.

A Sedetur e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação também colaboraram com a Fapeal no conteúdo multimídia e impresso que está à disposição do público.

O objetivo é divulgar os dados e vocações alagoanos na área de CT&I. “Não somos um Estado desenvolvido, mas temos muita coisa para mostrar. Acredito que este pode ser o diferencial de Alagoas”, comenta o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes.

Estrutura

A Fapeal também ganhou espaço no estande do Conselho Nacional das Faps (Confap) e disponibilizou um ônibus para estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), do Centro Universiário Cesmac, do Centro Universitário Tiradentes (Unit) e da Faculdade Estácio Fal, que estão apresentando trabalhos de iniciação científica. Quinze alunos Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) também foram trazidos ao evento. Os jovens pesquisadores da Ufal vieram em ônibus próprio.

Próprio também é o estande do Centro Universitário Cesmac, com destaque para o projeto de robótica, uma vocação de Alagoas, e para os programas ‘Semente de Iniciação Científica’.

Todas a instituições mencionadas contam com bolsas da Fapeal em seus programas de iniciação científica, exceto a Estácio Fal.

Relevância Nacional

A SBPC em Alagoas vai acontecer no campus Maceió da Ufal. Sobre isso, a reitora Valéria Correia, na ocasião da abertura oficial do evento, neste domingo, explicou:

“É muito importante estar presente e compreender o significado da abertura, o espaço de peso onde as autoridades científicas do País estão reunidas. Isso simboliza a atuação da SBPC e se transforma em aprendizado de como continuar com esse trabalho e realizar muito bem a reunião em nossa querida Alagoas”, encerrou a reitora.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.